Carreira

10 Coisas que Você Precisa Levar em Uma Entrevista de Emprego

 

Se preparar para uma entrevista de emprego é quase um ritual. Escolher a melhor roupa, carregar centenas de cópias do seu currículo, repetir o mesmo discurso várias vezes antes de dizê-lo ao recrutador.

 No entanto, passar por esse tipo de estresse não garante muita coisa se você não se sentir confortável para falar durante a entrevista. Para resolver esse tipo de preocupação você pode carregar com você um “kit básico de sobrevivência a entrevistas de emprego”, que contém coisas básicas, como uma garrafa d’água até elementos menos comuns, como algumas barrinhas de cereais.

1. Garrafa d’água

Você nunca sabe se o entrevistador vai oferecer uma bebida. O estresse causado pela situação, pelo fato de ter de responder diversas questões sobre si mesmo, pode deixá-lo com a boca seca. Portanto, evite situações constrangedoras levando consigo uma garrafa com água.
2. Cópias do currículo

Esse não é um conselho popular, mas é uma boa ideia ter diversas cópias do seu currículodisponíveis para distribuir. Não espere que você seja entrevistado apenas por uma pessoa e menos ainda que a empresa vá oferecer o seu currículo a todas as pessoas envolvidas na sua entrevista. Estar preparado mostra aos recrutadores que você está focado em conseguir o emprego.

3. Barrinhas de cereais

Se a sua entrevista está indo bem isso pode facilmente se tornar um longo diálogo. Tendo em vista que muitas entrevistas de emprego acontecem na parte da manhã e que você se sente tão nervoso que mal consegue tomar um copo de suco, levar barrinhas de cerais garante que você não desmaie no meio da conversa.4. Balas de menta

É claro que você vai escovar os dentesantes de sair de casa para uma entrevista de emprego, não restam dúvidas sobre isso. No entanto, é melhor não correr o risco de passar por uma situação constrangedora. Carregue sempre um pacote de balas de menta com você para garantir que tudo esteja bem durante a conversa com o recrutador.5. Referências

Antecipe os próximos passos da empresa e não espere que eles liguem nos seus empregos anteriores pedindo referências. Ao invés disso, carregue consigo duas cópias das referências que você conseguiu e entregue-as ao gerente de contratação antes que ele pergunte sobre isso.
6. Papel e caneta
Não importa se você está tomando notas a respeito do trabalho, como salário, benefícios e afins ou se você está usando o bloco de notas como ferramenta para se recordar de nomes ou títulos. Não há nada de errado em anotar alguns itens durante a entrevista, desde que você se lembre de manter contato visual com o recrutador e não permita que as anotações distraiam você do assunto principal.
7. Mapa e rota alternativa

Não confie apenas nas direções que os sites de GPS online te fornecem. É claro que você deve checar as direções para chegar ao lugar onde acontecerá a sua entrevista de emprego, mas, mesmo que você não conheça bem o ambiente, pense em uma rota alternativa em caso de dúvida.8. Dinheiro

Cartões de débito e crédito são bastante convenientes, mas em alguns casos só o dinheiropode resolver o seu problema. Portanto, não deixe de andar com algum dinheiro na carteira para casos de emergência ou mesmo para o caso de o recrutador convidar você para um café após a entrevista.
9. Documento

Ninguém deve andar sem documento, mas no caso de uma entrevista de emprego é imprescindível que você tenha pelo menos um dos seus documentos oficiais, de preferência um que possua foto, como a sua identidade ou a sua carteira de habilitação. Você vai precisar disso para entrar em prédios ou salas nas quais estejam acontecendo a entrevista. Provavelmente ele já esteja na sua carteira ou na sua bolsa, mas dê uma segunda olhada antes de sair de casa.

10. Nome, sobrenome e cargo do seu recrutador

Em alguns casos descobrir essas informações é um pouco complicado, já que a empresa não avisa ao candidato quem irá entrevistá-lo. Mas, se você tiver a oportunidade, faça uma pesquisa e descubra com o que o seu entrevistador trabalha, qual o nome e o sobrenome dele.

Fonte: Universia Brasil

Tags: ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “10 Coisas que Você Precisa Levar em Uma Entrevista de Emprego”

  1. On 4 de janeiro de 2013 at 17:41 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Parabéns pelo site. Jesus é fiel

Adicione sua resposta