Carreira

10 Perguntas para se Fazer Depois de uma Entrevista

 

Texto extraído de : Blog mais estudo.

Se você for como a maioria das pessoas, depois de uma entrevista repete a conversa dezenas de vezes na sua cabeça, tentando encontrar alguma pista sobre como se saiu. Suas respostas foram boas? Eles gostaram de você? Quão favorito você é para conseguir o emprego?

Para te ajudar, separamos dez fatos que você deve analisar para saber como foi a entrevista – juntamente com uma ressalva muito importante: nenhum sinal é infalível. Portanto, lembre-se que estes são marcos, não garantias.

1. O entrevistador abordou os próximos passos e prazos com você?

Bons entrevistadores se certificarão que os candidatos fortes sabem o que virá a seguir e quando eles podem esperar ouvir alguma coisa.

2. O entrevistador perguntou para você sobre o seu prazo?

Você ouviu coisas como “Você precisa de algum prazo particular?” ou “Nos avise se você tiver alguma outra proposta”? Se o entrevistador parece preocupado sobre não te perder para outra oferta de emprego, é um bom sinal.

3. O entrevistador tentou ‘vender’ o cargo ou a companhia para você?

Se ele gastou algum tempo falando sobre as vantagens de se trabalhar na empresa, tentando te ganhar com informações sobre a cultura ou oportunidades de crescimento, esse pode ser um sinal de que eles estão interessados em você e querem ter certeza de que é recíproco.

4. O entrevistador disse que a empresa está em contato com bons candidatos ou que há inúmeras decisões a serem feitas internamente antes de dar qualquer passo?

Às vezes, posições como essa podem ser um sinal para tentar amenizar suas expectativas.

5. O entrevistador interrompeu você ou pareceu entediado?

Isso pode sinalizar que você estava desconexo, ou que o entrevistador simplesmente perdeu o interesse. De qualquer maneira, não é um bom sinal. (E se você perceber que isso está acontecendo, certifique-se de mudar o discurso).

6. O entrevistador gastou um bom tempo respondendo suas perguntas?

Não importa se os candidatos são fortes ou não, o entrevistador sempre responde as perguntas que eles têm. Mas quando estão muito interessados em alguém, essa parte da conversa é muito mais profunda – eles sondam para se certificarem de que já responderam suas perguntas para satisfazê-lo.

7. A entrevista durou mais que o tempo estabelecido?

Se o entrevistador não estiver especialmente interessado em um candidato, vai fazer de tudo para terminar a entrevista o quanto antes. Então se a entrevista durar mais que o esperado, é, na maioria das vezes, um sinal de que o recrutador te considerou um forte candidato.

8. O entrevistador te mostrou o restante do escritório ou sugeriu uma nova entrevista com outras pessoas?

De novo, se o entrevistador não estiver interessado no candidato, não vai perder seu tempo fazendo esses esforços extras.

9. O entrevistador deu qualquer feedback direto?

Às vezes, o recrutador dirá sinceramente o que acha sobre sua candidatura à vaga. Se você ouvir frases como “Você é exatamente o que estamos procurando” ou “Estou preocupado com o fato de você não ter mais experiência em…”, leve-as a sério.

10. Suas referências te disseram que o empregador entrou em contato?

Verificar as indicações de um candidato é algo demorado de se fazer. Por isso, o recrutador dificilmente irá começar esse processo a menos que esteja realmente interessado em um candidato.

Mais uma vez: nenhum desses fatos são garantias de que você tenha conseguido o emprego. Mesmo quando uma entrevista ocorre maravilhosamente bem e você preenche todos os requisitos para a vaga, é possível que não chegue lá. Mas como você está esperando um retorno, identificar padrões como esses pode te dar alguma ideia de como você se saiu.

Fonte: U.S. News

Disponível em: http://blog.maisestudo.com.br/como-avaliar-desempenho-entrevistas-de-emprego/?utm_source=Twitter%2B&utm_medium=Twitter%2B&utm_campaign=SrCarreira%2B

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Sem comentários ainda.

Adicione sua resposta