Carreira, Notícias

8 Dicas para Tornar Seu Perfil Relevante no LinkedIn

Texto extraído de: Blog Mais Estudo

O LinkedIn é uma rede social voltada aos negócios e contatos profissionais, sendo que manter uma página no site tornou-se uma estratégia obrigatória para quem quer consolidar a própria carreira. Pensando nisso, separamos oito dicas para que seu perfil torne-se relevante na rede.

1. Preencha todo o perfil: quando for fazer seu cadastro, fique atento para preencher todos os campos, pois quem descreve maior número de detalhes no perfil ganha pontos. Isso significa, por exemplo, descrever as atividades que exerceu em cada um de seus empregos e detalhar os cursos dos quais já participou.

2. Liste todos os empregos: se no currículo convencional a regra é ser objetivo, agregando somente informações coerentes para o cargo em questão, no LinkedIn, ocorre o inverso. Listar o nome de todas as empresas para as quais trabalhou – mesmo que por um curto período de tempo – é essencial para que seu perfil se destaque no sistema de busca.

3. Preencha o campo ‘Especialidades’: isso porque esse é o espaço para abusar das palavras-chave e, assim, destacar-se no sistema de buscas. Para ser preciso, o melhor a se fazer é rever seu perfil profissional e investir nos termos que melhor definem suas habilidades. Você também pode acessar a ferramenta ‘Habilidades’ do próprioLinkedIn. Ela disponibiliza uma lista de habilidades relacionadas à sua área de atuação.

4. Responda às questões: há uma área na rede dedicada a perguntas dos usuários sobre os mais diversos assuntos. Aproveite esse espaço para fazer contatos e mostrar seus conhecimentos profissionais, respondendo as questões relacionadas à sua área. Depois de fazer login no sistema, clique em ‘Mais’ no cabeçalho superior da página inicial e clique em ‘Respostas’. Depois, é só escolher as perguntas que considerar pertinentes.

5. Tenha boas conexões: use todas as ferramentas disponíveis no site para encontrar conhecidos, pois quanto mais conexões você tiver, maior sua chance de aparecer no sistema de buscas. Mas cuidado para não abusar e passar a adicionar pessoas que você não conhece. Você perde muitos pontos se um headhunter resolver pedir referências para um desses contatos e ele não souber dar informação alguma.

6. Participe dos grupos: tenha uma postura ativa nos grupos de discussão do LinkedIn. Isso ajuda você a conhecer mais pessoas da sua área de atuação e também pode ser positiva durante um processo de seleção.

7. Tenha um perfil em outros idiomas: para aumentar suas chances, elabore perfis em outros idiomas também. Mas, por favor, cuidado com a gramática estrangeira.

8. Abuse dos aplicativos: utilize os aplicativos disponíveis no site para se tornar mais relevante. Se você tem um blog voltado para sua área, por exemplo, use a ferramenta WordPress. É possível ainda mostrar quais livros você está lendo e cidades para onde pretende viajar.

Fonte: Exame.com.

Disponível em: http://migre.me/8QgBJ

Tags: , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “8 Dicas para Tornar Seu Perfil Relevante no LinkedIn”

  1. On 4 de janeiro de 2013 at 17:45 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Parabéns pelo site. Jesus é fiel

Adicione sua resposta