A responsabilidade das pessoas com deficiência no processo de inclusão

Exemplos de comportamentos, posturas e atitudes de candidatos com deficiência em processos seletivos que não contribuem para a inclusão

Por Jaques Haber

Fala-se muito da responsabilidade das empresas, do governo e da sociedade em geral com relação à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Fala-se pouco, ou quase não se fala, da responsabilidade da própria pessoa com deficiência no processo de inclusão.

Gostaria de trazer este debate para discussão e chamar a atenção para alguns comportamentos, posturas e atitudes que presenciamos com freqüência maior que o desejável.

Não estou generalizando o “candidato com deficiência”, apenas apontarei alguns casos como exemplo ilustrativo. A intenção é trazer à você DICAS DO QUE NÃO FAZER, para auxiliar o seu processo seletivo e contribuir para o processo de inclusão como um todo.

Caso 1

O candidato fictício recebe uma ligação da i.Social oferecendo uma oportunidade de emprego. A vaga é apresentada detalhadamente contendo informações sobre a função, empresa, salário, benefícios, carga horária, entre outras.

Ao final a consultora pergunta se há interesse pela vaga e em caso positivo agenda entrevista ou dinâmica na empresa.

No dia marcado o candidato não aparece. Não liga antes para informar sobre algum problema no trajeto ou de ordem pessoal, nem liga para comunicar que desistiu do processo.

Do outro lado a pessoa da empresa perde seu tempo e a i.Social é colocada em uma situação delicada com a empresa.

Esta atitude contribui para a inclusão?

DICA i.Social: Se por algum motivo não houver interesse pela vaga não agende entrevista. Se você desistir da vaga depois de agendar ligue antes e avise, explique seus motivos sem problemas. Assim poderemos liberar a agenda da entrevistadora e/ou gestor da empresa com antecedência. Se acontecer algo no dia ou no caminho para a entrevista e você perceber que não conseguirá comparecer ligue para a i.Social e nos comunique para podermos avisar a empresa e remarcar sua entrevista.