Notícias

Abih/SP e Abnt lançam Selo de Acessibilidade e Inclusão Social da Hotelaria paulista

Texto extraído de: Câmara dos Deputados

Com o objetivo de oferecer ao mercado hoteleiro e de turismo um amplo programa de informação e orientação visando à eliminação de barreiras arquitetônicas e de comunicação nas edificações destinadas a hospedagem, a Abih/SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, em parceria com a Abnt – Associação Brasileira de Normas Técnicas, lança na próxima terça-feira, 26 de junho, o “Selo de Acessibilidade e Inclusão Social”, acompanhado por um programa contínuo de sensibilização e capacitação sobre as necessidades de funcionários e clientes com características físicas e sensoriais especiais.

Segundo estimativas da ONU, 10% da população dos países em desenvolvimento é formada por pessoas com algum tipo de deficiência. A Organização Mundial da Saúde, OMS, calcula que esse número chegue a mais de 700 milhões de pessoas no planeta. Hoje no Brasil, de acordo com dados do IBGE de 2010, são cerca de 35 milhões de habitantes com essas características.

Além disso, quase 20% da população do país é formada por cidadãos com idade acima dos 60 anos e 13% por obesos, os quais, muitas vezes, necessitam das mesmas estruturas de acessibilidade voltadas para as pessoas com deficiência. Juntos representam expressivas parcelas da sociedade que necessitam de atenção.

O Coordenador de Mobilidade e Inclusão da Abih/SP, Edison Passafaro, comenta que a Copa de 2014, as  Olimpíadas e Para-olimpíadas em 2016, exigirão que a infraestrutura das cidades-sedes possa atender, com o mínimo de qualidade, a demanda sobre a mobilidade urbana dessa legião de estrangeiros, além de seus moradores. “Outras cidades, com atrativos turísticos e de negócios, também serão alvo de interesse desses visitantes e devem se preparar”, afirma o executivo.

Para tanto, será necessário que as estruturas voltadas ao transporte, hospedagem, comunicação, segurança, gastronomia, saúde, entretenimento e comércio em geral, entre outras, estejam preparadas para atender a tanta gente.

Para o Presidente da Abih/SP, Bruno Omori, a entidade está convencida de que, “com a adoção do conceito internacional de Desenho Universal na execução dos projetos de novas edificações, e com a aplicação das normas de acessibilidade da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, apontadas pela legislação, na adequação das situações já consolidadas da rede hoteleira, é possível tornar natural e economicamente viável a implantação de políticas empresariais voltadas ao respeito à diversidade humana que permitam a inclusão econômica e social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas diversas modalidades do setor de turismo”, finaliza o executivo.

Disponível em: http://migre.me/9EnoZ

O que achou desse post? Deixe seu comentário, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das notícias!

Tags: , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “Abih/SP e Abnt lançam Selo de Acessibilidade e Inclusão Social da Hotelaria paulista”

  1. On 27 de março de 2013 at 13:37 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Salmo 144 Bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor !

Adicione sua resposta