Inclusão

Acessibilidade

image2

Texto extraído de: Cartilha do Censo 2010

No Censo de 2010 o IBGE pesquisou a situação do entorno dos domicílios brasileiros. Este é um tema importante para as pessoas com deficiência porque elas precisam circular, diariamente, pelas suas cidades, calçadas, ruas, além dos prédios onde estão os serviços, trabalho e lazer. Os resultados não mostraram um ambiente facilitador para a mobilidade das pessoas com deficiência. Em cada face de quadra foram observados os seguintes itens: Meio fio / guia; Calçada / passeio e, Rampa para cadeirante. Os dados mostram que somente 5,4% dos domicílios brasileiros possuíam rampas, 5,8% dos quais nas faces de quadras de moradias adequadas; 1,9% em moradias semiadequadas e, 0,2% em moradias inadequadas. O item Calçada / passeio estava presente no entorno de 80% das moradias adequadas, 43% nas semiadequadas e em somente 9% das inadequadas. Meio fio / guia foi encontrado em 86,1% das moradias adequadas, 55,6% nas semiadequadas e14, 1% nas inadequadas.

gráfico 1

Os equipamentos das faces de quadra são de responsabilidade dos municípios e por isso se pressupõe maior facilidade de cobrança das comunidades aos representantes legais para a remoção das barreiras físicas encontradas nos entornos das moradias. No entanto, o ambiente do entorno das moradias ainda requer grande atenção por parte dos prefeitos municipais.

Tags: , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “Acessibilidade”

  1. On 6 de maio de 2015 at 2:47 mauricio respondeu com... #

    sou auditivo com deficiente. já experiência técnico em administração de período: 20/01/2014 até 20/05/2013, coisa que eu aprendi, como ex-estagiário e com isso ganhei muita experiência. estou interessado em técnico de administração.
    por que é normal eu crescer em minha vida.

Adicione sua resposta