RH Inclusivo

As vantagens na contratação de pessoas com deficiência

São inúmeras as vantagens de contratar pessoas com deficiência, mas ainda são poucos os profissionais de RH que realmente as percebem.

É o que constatamos na pesquisa Profissionais de Recursos Humanos – Expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, realizada em 2016 pela i.Social, onde mais de 80% dos profissionais de RH afirmaram que contratam pessoas com deficiência apenas para cumprir a Lei de Cotas.

Sabemos que a Lei de Cotas (Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991) que determina um percentual mínimo de 2% de colaboradores PcD’s em empresas com mais de cem funcionários, chegando a 5% naquelas que tem mais de mil, é importantíssima para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entretanto, por si só, não garante qualidade desta empregabilidade, não é suficiente para acabar com o preconceito em torno destes trabalhadores e não conscientiza sobre os benefícios em torno de empregar pessoas com deficiência para a empresa e ambiente de trabalho.

Os mitos agregados às pessoas com deficiência ainda são grandes e precisam ser desconstruídos. Como observado na matéria publicada pela i.Social a respeito dos mitos e verdades sobre o mercado de trabalho para PcDs¹, as desculpas recorrentes para não contratar pessoas com deficiência giram em torno da falsa percepção de que não existem pessoas suficientes com deficiência à procura de trabalho, que as pessoas com deficiência não querem trabalhar por conta dos benefícios que recebem ou até mesmo que as mesmas não possuem qualificação ou ainda que o turn-over dessas pessoas é mais alto.

Em meio a esses pontos, é abordado também que as empresas não estão preparadas para receber pessoas com deficiência, e essa é uma das poucas verdades no meio de todas essas afirmações. Na matéria publicada sobre as empresas ainda resistirem na inclusão de pessoas com deficiência², podemos observar que ainda de acordo com a pesquisa sobre profissionais de recursos humanos, que ouviu cerca de 1.459 profissionais, 76% já entrevistaram PcD’s e, destes, 65% acreditam que poderiam estar melhor preparados para tal função. A mesma porcentagem – 65% –, afirma que poderiam também estar melhor preparados sobre sua capacidade de oferecer suporte aos gestores de PcD’s.

Enquanto o foco está na desinformação e no conformismo de que contratar PcDs apenas para o preenchimento das cotas é “mais do que o suficiente”, as vantagens de tê-los por perto passam batido. Ignorar essas vantagens é um grande erro por parte das empresas, pois não contribui para a atratividade dos melhores profissionais com deficiência nem para a criação de um ambiente de trabalho rico que valoriza a diversidade.

Confira abaixo algumas das vantagens em se contratar PcD’s para a sua empresa.

1. A inclusão torna a empresa mais produtiva

Quando são oferecidas as condições necessárias para que uma pessoa com deficiência possa trabalhar e exercer por completo o que pode, seu esforço e rendimento podem impactar positivamente o ambiente de trabalho. Se estende a uma força a mais para os companheiros de trabalho que não possuem deficiências, que tomam essas pessoas e sua produtividade como um exemplo, assim, há uma maior vontade de trabalhar em conjunto e fazer com que tudo siga em constante crescimento. Mas não se engane: PcD’s não querem ser meros exemplos, o principal objetivo é a inclusão por meio da igualdade de oportunidades.

2. Há uma maior valorização de todos os funcionários

Uma boa empresa para pessoas com deficiência é uma boa empresa para todos. A convivência entre pessoas diferentes ajuda o ambiente de trabalho a se tornar mais rico, pois possibilita a troca de experiências diversas, o que humaniza a empresa e permite crescimento profissional e pessoal.

Os funcionários sem deficiência tendem a valorizar mais a empresa que inclui, com qualidade, profissionais com diferentes deficiências, já que enxergam a preocupação e cuidado com todos os colaboradores. Esta valorização ajuda na criação de um sentimento de orgulho de pertencer a empresa contribuindo para uma cultura organizacional positiva.

3. A acessibilidade para PcD’s é investimento, não custo

Algo que preocupa algumas empresas é justamente o valor desembolsado para deixar o ambiente apto para a recepção de pessoas com deficiência, mas pensar nisso como uma espécie de “dinheiro jogado fora” é errado. Um ambiente acessível está preparado para todas as situações e ajuda a humanizar o ambiente e torná-lo muito mais funcional, não apenas aos funcionários, como também para visitantes e/ou clientes.

4. Estabelecer um plano de carreira ajuda a reduzir os turn-overs

O principal objetivo de um programa de inclusão deve ser oferecer às pessoas com deficiência igualdade de oportunidades com os demais colaboradores. E isso significa que as PcD’s devem estar integradas ao plano de carreira da empresa e não estagnadas em seus cargos e funções apenas para cumprimento de cota.

A falta de perspectiva de crescimento aumenta o turnover, o que acarreta maiores custos com recrutamento e treinamento, além de gerar uma percepção negativa dos profissionais com deficiência. Ao contrário, quando o profissional com deficiência se encontra nas mesmas condições que os demais colaboradores, a tendência é que ele se sinta valorizado e permaneça por mais tempo na organização influenciando positivamente os demais colaboradores.

¹ Mitos e verdades sobre o mercado de trabalho para PCDs

² Empresas brasileiras ainda resistem na inclusão de pessoas com deficiência

³ Caminhos para aprimorar o processo de inclusão de pessoas com deficiência

One Reply to “As vantagens na contratação de pessoas com deficiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *