Carreira, Inclusão

Buscando Talentos

Texto extraído de: Vida Mais Livre por Andrea Schwarz

Muito se fala da importância e necessidade da contratação de profissionais com deficiência no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, é fundamental que os profissionais de recursos humanos saibam utilizar de forma estratégica as ferramentas e as informações necessárias para a estruturação do processo seletivo de pessoas com deficiência. Em primeiro lugar, é preciso ter sempre em mente que o princípio a ser adotado é o da não discriminação durante todo o processo de contratação.

Leia também:

Contratação de Deficientes

Recrutamento de Deficientes

O recrutamento e a seleção do profissional com alguma limitação intelectual, física ou sensorial são etapas essenciais para o sucesso de um programa de inclusão, uma vez que as escolhas assertivas resultam na contratação de colaboradores que estão aptos ao cargo, mas que também se encaixam na cultura da empresa.

Para isso, o processo de recrutamento e seleção deve estar focado nas competências e nas habilidades do candidato e não na sua deficiência. Infelizmente, ainda é muito comum que as empresas pré-determinem cargos de base e limitem os tipos de deficiência – geralmente as mais leves – para incluírem profissionais com deficiência.

Dessa maneira, o foco está muito mais na deficiência do que no candidato. Para inverter essa ordem é preciso estar ciente das condições de acessibilidade física e tecnológica da empresa, bem como das especificidades das funções de cada cargo.

Tags: , , , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “Buscando Talentos”

  1. On 12 de março de 2013 at 14:02 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    PARABÉNS PELO SITE . JESUS TE AMA

Adicione sua resposta