RH Inclusivo

Caminhos para aprimorar o processo de inclusão de pessoas com deficiência

Caminhos para aprimorar o processo de inclusão de pessoas com deficiência

No texto anterior, abordamos os principais desafios para melhorar a empregabilidade das pessoas com deficiência. As respostas tiveram origem da pesquisa Profissionais de recursos humanos: expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, realizada em 2016 pela i.Social. Ao todo, a pesquisa contou com respostas de 1.459 entrevistados.

A pesquisa foi um importante meio de identificar os caminhos necessários para aprimorar o processo de inclusão de pessoas com deficiência sob a visão os profissionais de RH, responsáveis pela inclusão das PCDs em diferentes etapas da sua jornada na empresa – entrevista, contratação e desenvolvimento.

Chegamos ao final da pesquisa, onde, dentre outras percepções, conseguimos identificar 10 oportunidades para melhorar esse cenário. Confira abaixo!

10 oportunidades para aprimorar o processo de inclusão de pessoas com deficiência

1 – Campanhas de valorização das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho

A inclusão deve ser vista como um processo capaz de trazer vantagens para a empresa. Valorizar o profissional com deficiência no ambiente de trabalho significa reconhecer suas habilidades e pontos de melhoria, respeitar suas diferenças e saber conduzi-lo ao melhor resultado, ajudando-o a se desenvolver na companhia.

2 – Palestras sobre inclusão para o público interno da empresa

A informação é fundamental para eliminar barreiras e preconceitos estruturais/culturais vindos de gestores e colegas de trabalho. É possível, também, estender informações sobre inclusão para o público externo, como clientes e fornecedores, dependendo do ramo da empresa.

3 – Treinamentos inclusivos para os gestores

Na pesquisa “Profissionais de recursos humanos: expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, 73,4% dos profissionais entrevistados informaram que as empresas em que trabalham não têm um programa em apoio aos gestores para a quebra de preconceitos em relação a contratação de pessoas com deficiência. Mudar esse paradigma é uma forma de promover uma mudança que começa nos níveis mais altos da empresa e sirva como exemplo para os demais setores da companhia.

4 – Treinamentos específicos para o RH

94% dos profissionais de recursos humanos entrevistados na pesquisa afirmaram que sentem falta de informações que os ajudem a conhecer os melhores caminhos para incluir PCDs no mercado de trabalho. Visto que a percepção da maioria dos entrevistados é a de que poderiam estar mais preparados para realizar processos de recrutamento e seleção para pessoas com deficiência, o ideal é promover mais estudos, publicações e trocas de experiências acerca desse assunto. Assim, é possível tornar esse processo mais justo e qualitativo.

5 – Desenvolvimento de ferramentas para suporte do RH aos gestores de profissionais com deficiência

Os gestores são fundamentais para ter um processo de inclusão justo e eficaz, afinal são eles que decidem sobre a contratação dos profissionais com deficiência e que os gerenciam. Sem suporte adequado, o risco de má gestão é amplificado, ocasionando situações de exclusão dentro do próprio ambiente de trabalho, falta de assistência adequada ou diferenças de tratamento e oportunidades.

 6 – Recrutamento e seleção de pessoas com deficiência para vagas mais qualificadas

Uma das principais queixas dos processos seletivos é a oferta de vagas operacionais ou de baixo nível escolar aos candidatos com deficiência. As empresas, por sua vez, consideram que a estratégia mais eficaz para incluir PCDs é determinar vagas exclusivas a esses candidatos (46% das respostas da pesquisa). Já outras apostam na ampla concorrência entre candidatos com e sem deficiência (32%). É importante que os processos seletivos sejam qualitativos em todas as empresas, mesmo que os meios de conduzi-los sejam diferentes de uma para a outra.

7 – Construção de banco de currículos de PCDs

É preciso construir um grande banco de currículos em nível nacional de forma a atender a demanda das empresas pelos candidatos; essa ação está prevista na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Um banco de currículos qualificado ajuda a encontrar os melhores candidatos para as vagas ofertadas por uma empresa. Atualmente a i.Social conta com um banco qualificado de currículos com quase 90 mil candidatos disponíveis para sua empresa; saiba mais em nosso site.

8 – Ampliar canais de busca de candidatos com deficiência

As fontes para recrutamento de PCDs são bastante diversificadas. Ainda de acordo com a pesquisa “Profissionais de recursos humanos: expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, as fontes mais citadas para buscar candidatos com deficiência são: site de emprego (59%), indicações (58%) e ONGs ou entidades do terceiro setor (48%). A cada ano vemos um considerável crescimento na busca por candidatos em sites de emprego, mas também há outros canais de busca, tais como consultorias, jornais, redes sociais e cadastros no site da empresa.

9 – Investimento em acessibilidade física e tecnológica

As empresas investem parcialmente em tecnologia e infraestrutura necessárias para receber os profissionais com deficiência de forma adequada. Além da inclusão voltada ao respeito e a valorização das PCDs, também é necessário providenciar algumas mudanças, como rampas, banheiros acessíveis, computadores adaptados, entre outras.

10 – Políticas públicas de incentivos fiscais para contratação e capacitação de pessoas com deficiência

A criação de benefícios fiscais pode incentivar o empresário a contratar pessoas com deficiência. Dessa forma, ele tem a vantagem de diminuir sua carga tributária (que já é alta) e não comete o erro de contratar candidatos apenas para cumprir a lei.

A i.Social é uma consultoria com foco na inclusão social e econômica de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entre em contato conosco para conversarmos sobre o seu programa de inclusão! Acesse nosso site e cadastre sua vaga ou, se você for candidato, cadastre seu currículo: isocial.com.br.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Não GosteiGostei (+1 rating, 1Votos)
Loading...

i.social

Sem comentários ainda.

Adicione sua resposta