Inclusão Notícias

Campanha “Acessibilidade Começa em Casa”

Texto extraído de: Portal AZ

A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) participará da campanha Acessibilidade começa em casa”, que será lançada no próximo dia 20 de abril.

O objetivo é conscientizar a população a tomar suas iniciativas no sentido da acessibilidade, como, por exemplo, adequar as calçadas ao trânsito de pessoas com deficiência.

A parceria envolvendo a Seid e a campanha “Acessibilidade começa em casa” foi definida em reunião envolvendo o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, e o deputado federal Jesus Rodrigues. Também participaram do encontro o 1º secretário do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Mauro Eduardo e Silva, e assessores das duas equipes envolvidas.

O secretário destacou a importância desta campanha, que tem como objetivo incentivar a população a tomar suas próprias atitudes, e não só esperar pelo poder público diante da necessidade de construir tendo a preocupação de permitir a acessibilidade. Jesus Rodrigues observou que a campanha tem como foco principal conscientizar para que as pessoas construam calçadas acessíveis, dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Acessibilidade em casa

A campanha “Acessibilidade começa em casa” terá como estratégia a execução de ações nas escolas públicas – palestras, atividades recreativas, etc. –, praças, ruas e avenidas, sempre acompanhadas da distribuição de panfletos. Hélder Jacobina destacou que a Seid tem o dever de apoiar promoções como esta, quer sejam realizadas por parlamentares, pelo poder público, por organizações não governamentais ou pelo cidadão comum.

“A Seid tem como missão atuar em prol da construção de uma sociedade inclusiva, através das políticas públicas que estão sendo implementadas, numa relação de parcerias que envolvem os mais diversos setores”, lembrou o secretário. “Temos que atuar conjuntamente pelo efetivo exercício da cidadania das pessoas com deficiência. O Estado do Piauí configura-se como terceiro Estado do Brasil com o maior percentual de pessoas nesta situação.”

Disponível: http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/239444_campanha_

2 Replies to “Campanha “Acessibilidade Começa em Casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *