Inclusão, Notícias

Começa as Paraolimpíadas 2012, Vamos Acompanhar?

Texto extraído de: Blog Comunicação Essencial por Sueli Yngaunis

Pouco destaque é dado ao evento das Paraolimpíadas 2012 que começa hoje dia 29 de agosto, em Londres. Tive a curiosidade de realizar algumas pesquisas sobre este evento que acontece desde 1960, quando foi realizado pela primeira vez em Roma.

A iniciativa em organizar eventos esportivos com pessoas com deficiência partiu da iniciativa neurocirurgião alemão Sir Ludwig “Poppa” Guttmann, nascido em Toszek (que atualmente pertence à Polônia), que fugiu da perseguição aos judeus para a Inglaterra em 1944, e quatro anos depois realizou competições com veteranos da Segunda Guerra Mundial, com lesões na medula. O sucesso do evento levou à realização de uma competição mundial. Ele é considerado o pai dos jogos paraolímpicos.

Em minhas pesquisas sobre o desempenho dos paraatletas brasileiros nas Paraolimpíadas já realizadas chamou a minha atenção o número de medalhas conquistadas. O Brasil participa dos Jogos Olímpicos desde 1920 e conquistou 108 medalhas até 2012 (23 ouros, 30 pratas e 55 bronzes). E nas Paraolimpíadas que são realizadas desde 1960, os paraatletas brasileiros conquistaram 117 medalhas até 2012 (30 ouros, 41 pratas e 46 bronzes) ocupando o 32º lugar no quadro de medalhas,  segundo o site http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/paraolimpiadas-jogos-paraolimpicos.htm.

Infelizmente pouco espaço é dado a este evento na mídia. E ainda me pergunto por que os jogos Olímpicos e as Paraolimpíadas são realizadas em datas diferentes? Assisti ao evento de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, e  confesso que me incomodou a cerimônia em que a pira olímpica foi apagada. Afinal as Paraolímpiadas estão aí. Começa hoje, no dia 29 de agosto e termina no dia 9 de setembro, com a participação de 4200 atletas de 166 países.

O Brasil conta com um Comitê Paralímpico Brasileiro que tem como visão “Representar e liderar o movimento paralímpico brasileiro buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência.”  Visitando o site http://www.cpb.org.br/ poderemos acompanhar a evolução do quadro de medalhas do evento. Vamos acompanhar?

Disponível em: http://syngaunis.wordpress.com/2012/08/29/comeca-as-paraolimpiadas-2012-vamos-acompanhar/

Tags: , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “Começa as Paraolimpíadas 2012, Vamos Acompanhar?”

  1. On 4 de janeiro de 2013 at 18:05 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Parabéns pelo site. Jesus é fiel

Adicione sua resposta