Inclusão

Como a tecnologia assistiva auxilia a contratação de pessoas com deficiência?

Tecnologia assistiva - contratação de pessoas com deficiência

Também conhecida como “Tecnologia Adaptativa” ou “Ajuda Técnica”, a Tecnologia Assistiva é uma garantia prevista na Lei Brasileira de Inclusão (LBI)*, de 2 de janeiro de 2016, e diz respeito aos recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com algum tipo de deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida.

Os recursos são itens, equipamentos ou produtos utilizados para melhorar as habilidades funcionais das PCDs, podendo variar de uma simples bengala a um sistema computadorizado. E os Serviços são definidos como aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência, visando auxiliá-la a obter ou utilizar um determinado produto ou sistema de tecnologia assistiva disponível na empresa.

Pessoas com deficiência e tecnologia assistiva no ambiente corporativo

A tecnologia por si só se tornou um pré-requisito para que os profissionais pudessem executar suas tarefas diárias com mais qualidade, seja no que diz respeito a otimização do tempo, mais rapidez/possibilidade de comunicação ou maior acesso à informações através da internet.

A pessoa com deficiência não deve ficar em desvantagem em relação aos demais membros de uma equipe ou estar à margem da interação com um computador, por exemplo, portanto as tecnologias assistivas ajudam a diminuir possíveis atritos nesse cenário e trazer mais autonomia ao seu usuário.

Atualmente existem diversos tipos de tecnologias disponíveis no mercado. Podemos citar, por exemplo:

• Leitores de tela, ampliadores de tela e reconhecimento ótico de caracteres como tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual (perda total de visão, visão subnormal, pessoas daltônicas etc.);

• Acomodação quanto ao uso do computador (como altura e espaçamento de mesas, cadeiras, teclados etc.), especialmente para quem é cadeirante;

• Teclados e mouses especializados para pessoas com deficiência física nos membros superiores; e

• Aparelhos para surdez, equipamento infravermelho ou FM, telefones com teclado teletipo (TTY), sistemas com alerta táctil-visual etc. para pessoas com deficiência auditiva.

Leia mais e conheça outros produtos:
Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência: o que há disponível no mercado?

Isso nos leva à discussão de que não existe nenhum ramo de atividade no mercado de trabalho no qual o profissional com deficiência “pode” ou “não pode” atuar. O que deve existir – e ser promovido – é o arsenal de ajudas técnicas que o levarão a desempenhar suas atividades com mais independência e, assim, ser mais produtivo, trazendo vantagens tanto para si próprio quanto para a empresa que está investindo nele.

Quanto à empresa, a gama de áreas na hierarquia empresarial que poderão ser ofertadas para as PCDs (e para o cumprimento da Lei de Cotas) é ampliada, pois a organização não fica restrita ao estereótipo de que ela só pode contratar um determinado tipo de deficiência ou perfil profissional.

E, no que diz respeito ao ambiente físico, as tecnologias assistivas também se classificam pelos chamados projetos arquitetônicos para acessibilidade, ou seja, adaptações estruturais e reformas no ambiente de trabalho, através de rampas, elevadores, adaptações em banheiros, entre outras, que retiram ou reduzem as barreiras físicas, facilitando a locomoção da pessoa com deficiência.

*“Constitui modo de inclusão da pessoa com deficiência no trabalho a colocação competitiva, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, na qual devem ser atendidas as regras de acessibilidade, o fornecimento de recursos de tecnologia assistiva e a adaptação razoável no ambiente de trabalho.”

Referência: www.assistiva.com.br

A i.Social é uma consultoria com foco na inclusão social e econômica de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Acesse nosso site ou entre contato conosco para conhecer nossos serviços, vagas e treinamentos: i.Social – Soluções em Inclusão Social.

atendimento@isocial.com.br | (11) 3891-2511

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Sem comentários ainda.

Adicione sua resposta