Carreira

Como Aprender no Dia a Dia

Texto extraído de: Você S/A por Gabriel Penna, Karla Spotorno e Lucas Rossi

A rotina é uma das principais formas de você adquirir conhecimento. Saiba como aproveitar cada situação no seu trabalho.

Lidar com o erro

Não tente esconder o erro. Será pior se perceberem que, além de errado, você foi omisso. Entenda os motivos que o levaram a falhar e pense em uma forma de mitigar as consequências negativas. Assuma sua responsabilidade oferecendo uma solução para o problema. É importante reconhecer os erros como uma rica forma de aprendizado.

Leia também:

Uma Estratégia para Vencer na Carreira

13 Mancadas na Entrevista de Emprego

Novos desafios

Uma boa forma de acelerar seu desenvolvimento é candidatando-se a assumir novos desafios. Você pode participar de projetos especiais ou de grupos multidisciplinares. Mas, atenção: antes de qualquer coisa, dê conta de seu trabalho. Dificilmente seu chefe vai deixá-lo assumir tarefas novas ou paralelas se você não cumpre seus compromissos.

Demonstre interesse sobre o projeto ou a área em que quer trabalhar. Entenda de que forma pode cooperar. “Mostre que você está pronto”, diz Adriana Prates, presidente da Dasein Executive Search.

Solução de problemas

Não hesite em perguntar quando tiver alguma dúvida. Ter coragem para revelar que você desconhece algo é uma grande qualidade. Descubra quais as pessoas ou as fontes de informação que poderão ser úteis, pesquise e converse.

Como contou a advogada Izabela Sampaio, ela nunca se sentiu constrangida em bater na porta do departamento vizinho para se apresentar e pedir ajuda para seus problemas. “Muitas vezes a solução de uma questão da minha área está no departamento ao lado”.

Relação com profissional experiente

Desarme-se de preconceitos. Esqueça se o profissional mais experiente não faz seu estilo, se ele é muito mais velho ou mesmo se as referências que lhe deram sobre ele são negativas. Entenda que vocês estão começando a construir uma relação.

Ouça que ele tem a dizer e entenda como o seu conhecimento e a sua experiência podem contribuir para o bom desempenho de ambos. “Quem está começando deve mirar em bons exemplos de pessoas mais experientes e tentar ser igual”, afirma Adriana Prates, da Dasein.

Diante do fracasso

A primeira coisa a fazer é aceitar que o mundo não acabou. “A maioria das pessoas não sabe lidar com o fracasso”, diz Amy Edmondson, professora da Harvard Business School. Drible a frustração dando atenção e energia para novas oportunidades.

Faça algumas perguntas a você mesmo. O que posso aprender com isso? O que farei da próxima vez que isso acontecer? A dica é não transformar a falha em tragédia.

Projetos em equipe

A capacidade para trabalhar em grupo é uma das habilidades mais requisitas e das mais difíceis de desenvolver. Quem trabalha em equipe precisa aprender a ouvir.

“Uma competência importante é construir relacionamentos, criar empatia. É preciso colocar-se no lugar do outro”, diz Luiz Carlos Cabrera, da Amrop Panelli Motta Cabrera.

 

Tags: , , , , , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Sem comentários ainda.

Adicione sua resposta