Inclusão RH Inclusivo

Contratação de Pessoas com Deficiência

a-justica-do-trabalho1

Uma visão realista sobre a inclusão no mercado de trabalho, por Andrea Schwarz

A Lei de Cotas abriu as portas do mercado de trabalho para as pessoas com deficiência. Não que as portas estejam completamente abertas, escancaradas, permitindo livre acesso, mas pelo menos destrancou a fechadura, permitindo que pessoas com deficiência passassem a vislumbrar e assumir perfis profissionais.

Para as empresas contratar pessoas com deficiência passou a ser uma obrigação legal. E é neste ponto onde há uma intersecção de benefícios e problemas.

Benefícios óbvios e necessários, ao estimular a entrada de pessoas com deficiência no ambiente corporativo. Entretanto ao estimular a contratação por meio da imposição percebemos a ocorrência de efeitos colaterais na qualidade da inclusão.

A obrigatoriedade que a Lei de Cotas impõe é necessária. Não questiono isso. Sem ela as oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência seriam praticamente nulas.

Mas ainda, percebo que as empresas contratam pessoas com deficiência porque devem contratar e não por que querem. E, neste ponto, reside uma grande diferença.

Não há o real interesse em contratar pessoas com deficiência, mas apenas o foco em cumprir a legislação, e essa é a fonte onde se originam problemas como baixa qualidade da oferta de vagas destinadas às pessoas com deficiência, gestão descompromissada com a inclusão, baixos investimentos em acessibilidade – física e tecnológica – e ausência de planos de carreira para pessoas com deficiência.

Com o tempo, através de muito trabalho e conscientização, o profissional com deficiência passará a ser desejado pelas empresas por suas qualidades, potenciais, por sua capacidade de superar diariamente obstáculos, por sua resiliência e diversidade.

Este é o meu desejo e o motivo de meu trabalho diário na i.Social.

2 Replies to “Contratação de Pessoas com Deficiência

  1. Eu vivo esse problema!!
    Sou psicóloga com mais de 20 anos de experiência na área de RH.
    Na ultima empresa que trabalhei durante 12 anos fiquei deficiente devido a uma cirurgia. Após algum tempo fui demitida e desde então não consigo me recolocar no mercado.
    Triste realidade!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *