Inclusão, RH Inclusivo

Contratação de Pessoas com Deficiência

a-justica-do-trabalho1

Uma visão realista sobre a inclusão no mercado de trabalho, por Andrea Schwarz

A Lei de Cotas abriu as portas do mercado de trabalho para as pessoas com deficiência. Não que as portas estejam completamente abertas, escancaradas, permitindo livre acesso, mas pelo menos destrancou a fechadura, permitindo que pessoas com deficiência passassem a vislumbrar e assumir perfis profissionais.

Para as empresas contratar pessoas com deficiência passou a ser uma obrigação legal. E é neste ponto onde há uma intersecção de benefícios e problemas.

Benefícios óbvios e necessários, ao estimular a entrada de pessoas com deficiência no ambiente corporativo. Entretanto ao estimular a contratação por meio da imposição percebemos a ocorrência de efeitos colaterais na qualidade da inclusão.

A obrigatoriedade que a Lei de Cotas impõe é necessária. Não questiono isso. Sem ela as oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência seriam praticamente nulas.

Mas ainda, percebo que as empresas contratam pessoas com deficiência porque devem contratar e não por que querem. E, neste ponto, reside uma grande diferença.

Não há o real interesse em contratar pessoas com deficiência, mas apenas o foco em cumprir a legislação, e essa é a fonte onde se originam problemas como baixa qualidade da oferta de vagas destinadas às pessoas com deficiência, gestão descompromissada com a inclusão, baixos investimentos em acessibilidade – física e tecnológica – e ausência de planos de carreira para pessoas com deficiência.

Com o tempo, através de muito trabalho e conscientização, o profissional com deficiência passará a ser desejado pelas empresas por suas qualidades, potenciais, por sua capacidade de superar diariamente obstáculos, por sua resiliência e diversidade.

Este é o meu desejo e o motivo de meu trabalho diário na i.Social.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Não GosteiGostei (+1 rating, 1Votos)
Loading...

i.social

2 Responses para “Contratação de Pessoas com Deficiência”

  1. On 8 de fevereiro de 2014 at 23:24 Alexandre respondeu com... #

    Sem palavras eu vivo isso …….

  2. On 25 de março de 2014 at 20:54 Samira Moreira respondeu com... #

    Eu vivo esse problema!!
    Sou psicóloga com mais de 20 anos de experiência na área de RH.
    Na ultima empresa que trabalhei durante 12 anos fiquei deficiente devido a uma cirurgia. Após algum tempo fui demitida e desde então não consigo me recolocar no mercado.
    Triste realidade!!

Adicione sua resposta