Inclusão

Contratar deficientes pode (e deve) ir além da cota

Conheça algumas das vantagens de contratar deficientes

Pessoa com deficiência sendo contratada
Parabéns! Você está contratado!

A legislação brasileira prevê que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve contratar deficientes. O percentual varia de 2% a 5% de acordo com o tamanho da organização. Essa iniciativa visa promover uma integração social mais efetiva para esse perfil de trabalhador.

A Lei 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, acerta em diversos fatores, de fato. Contudo, será que esta é a única razão pela qual você deve contratar pessoas com deficiência para o seu quadro de empregados?

Queremos aqui, portanto, sair um pouco da obrigatoriedade, do trivial. Contratar deficientes para sua equipe tem diversos outros benefícios e queremos conversar sobre alguns deles neste post. Confira.

Melhoria para o processo seletivo

Muitos gestores de RH não sabem como entrevistar pessoas com deficiência. Infelizmente esse é um fato bastante negativo para as empresas. De acordo com um levantamento feito pela nossa equipe de consultoria, apenas 10% desses profissionais se sentem preparados para as entrevistas.

Contratar deficientes traz, certamente, uma melhoria em todo o processo seletivo. Ao aprender e planejar esse primeiro momento, amplia-se as possibilidades de encontrar o candidato ideal para sua vaga.

>> Veja aqui 10 dicas para entrevistar e contratar deficientes.

Mais acessibilidade na empresa

A acessibilidade é outro problema na maioria das companhias. Faltam rampas, sanitários adaptados, tecnologias assistivas para deficientes auditivo e visual, etc. Esses são alguns dos muitos obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência em empresas não acessíveis.

Quando você opta por contratar deficientes, passa também a enxergar essas necessidades no ambiente de trabalho. Com o tempo, a empresa passa a se adaptar e tornar sua estrutura acessível para todas as pessoas.

A empresa toda ganha. A estrutura melhora, os treinamentos são mais bem pensados, são oferecidos novos recursos de tecnologias assistivas e o foco passa a ser o profissional e não sua limitação. É criado um ambiente de trabalho pensado para todos.

Melhora o clima organizacional

contratar deficientes melhora o clima organizacional
Contratar deficientes melhora o clima organizacional

Além de melhorar a estrutura física, contratar deficientes contribui para humanizar mais as equipes. A convivência com pessoas que possuem histórias de superação desperta uma visão mais ampla do mundo e um sentimento de cooperação entre os colaboradores. Há uma empatia mais presente, fator essencial para a gestão de pessoas, inclusive.

O resultado dessa convivência entre pessoas com histórias de vida diferentes gera, consequentemente, uma melhoria no clima organizacional e nos resultados da empresa.

Maior identificação com o seu público

Contratar pessoas com deficiência, além de contribuir institucionalmente para a companhia, gera maior identificação com os seus clientes.

A empresa passa a ser reconhecida como uma marca inclusiva que oferece igualdade de oportunidades para todos e que contribui para o desenvolvimento social.

Se o seu cliente possui uma deficiência ou conhece alguém deficiente essa identificação é quase automática.

Outra vantagem vem quando o seu cliente é outra empresa. Se eles possuem cota, as chances de ter você como parceiro são bem maiores.

Em resumo contratar pessoas com deficiência melhora a representatividade da empresa ao torná-la um microcosmo da sociedade. Quanto maior a diversidade maior a representatividade perante seus consumidores.

A diversidade traz inovação

contratar deficientes - diversidade: vários perfis de pessoas
Diversidade é fonte para inovação

Ao contratar deficientes você está contribuindo para que sua equipe seja mais diversa. Isso significa trazer ao time experiências de vida, valores, visões de mundo e opiniões diferentes.

Em tempos disruptivos, onde mudanças acontecem em ritmo acelerado, essas vivências podem contribuir para enriquecer o debate e colocar a empresa à frente de seu tempo.

Fica mais fácil entender a diversidade humana e isso ajuda a pensar de forma ampla em produtos e serviços que atendam às necessidades específicas de todos. A tecnologia, por exemplo, é uma grande aliada da inclusão e contar com colaboradores com deficiência ajuda a pensar o futuro do negócio.

Motivação extra para a equipe

A maioria das pessoas com deficiência tem histórias incríveis para contar. Há uma capacidade maior para enfrentar obstáculos, sejam eles estruturais ou culturais. As dificuldades encontradas para superar cada um deles, certamente, serão ótimos gatilhos de motivação para uma equipe inteira.

Ao contratar deficientes você ganha exemplos. Um colaborador que enfrenta limitações físicas ou sensoriais em seu cotidiano, por exemplo, pode ter uma produtividade igual ou superior a outros que não têm nenhuma limitação e isso motiva toda a equipe.

São pessoas com capacidade de vencer frustrações e limitações, trazendo equilíbrio, incentivo e capacidade de resiliência maior para todos.

Agora que você viu que contratar deficientes traz muitos outros benefícios além do cumprimento da lei, o que achou da ideia? Queremos saber a sua opinião. Comente! O papel da i.Social é promover um programa de RH inclusivo. Aqui no blog você ainda encontra outros conteúdos que ajudarão bastante em seus processos!

One Reply to “Contratar deficientes pode (e deve) ir além da cota

  1. Nós estamos cada dia sem emprego e ganhando menos que um salário mínimo .Na minha cidade agora a prática e assim se precisa contratar 4 PcD eles contrata mais por 4 horas aí ele paga só 4 horas de trabalho se ele tivesse que pagar 4 mil juntarão os 4 eles pagam dois mil agora prós 4 essa e a nova lei da inclusão e assim que estamos vivendo abaixo de um salário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *