Inclusão, Notícias

Dia Nacional do Cego

O Dia Nacional do Cego foi criado pelo então Presidente da República Jânio da Silva Quadros através do Decreto nº 51.405/61 – publicado no Diário Oficial da União em 26 de julho de 1961.

Esta data foi criada em decorrência da necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o Direito fundamental de igualdade e solidariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção a qualquer nível. A ser comemorado todo dia 13 de dezembro.

Segundo o ultimo Censo do IBGE há hoje no Brasil mais de 17 milhões de pessoas com deficiência visual. No dia 13 de dezembro é comemorado o Dia Nacional dos Cegos, um dia que marca a luta pela inclusão e pelos direitos dessas pessoas.

O Dia Nacional do Cego foi criado pelo então Presidente da República Jânio Quadros por meio do Decreto nº 51.405/61 – publicado no Diário Oficial da União em 26 de julho de 1961.

Esta data foi criada em decorrência da necessidade de incentivar a solidariedade, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o Direito Fundamental de igualdade e solidariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção em qualquer nível.

Hoje encontramos pessoas com deficiência visual trabalhando, estudando, se divertindo, da mesma forma que as pessoas que não têm deficiência. Fatores como uma mudança na maneira da sociedade encarar os deficientes visuais e também na evolução dos recursos disponíveis para os cegos utilizarem.

A tecnologia é um destes recursos, e, tem sido uma grande aliada dos cegos. Soluções hi-tech como, por exemplo, um software que lê um site para um cego, cumpre exatamente o papel que um dia a cadeira de rodas teve para os deficientes físicos. Muito mais do que proporcionar a inclusão digital, essas ferramentas promovem a inclusão do indivíduo na sociedade.

Tags: , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

2 Responses para “Dia Nacional do Cego”

  1. On 4 de janeiro de 2013 at 17:36 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Parabéns pelo site. Jesus é fiel

  2. On 25 de março de 2013 at 18:30 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    FAÇA aos outros o que gosta que os outros façam a você”.
    O grande Jesus que proferiu este ensinamento, e sabia o que
    estava dizendo. Se desprezar, será desprezado.
    Se criticar, será criticado. Mas se distribuir bondade, compreensão e amor, receberá em troca amor, compreensão e bondade.
    Cada um recebe de acordo com o que dá.
    Faça aos outros o que quer que façam a você.

Adicione sua resposta