Carreira

Diploma sem Experiência Profissional Pode Atrapalhar a Carreira?

Texto extraído de: Administradores.com

A carreira deve ser conquistada com uma mistura de experiência profissional e estudo. Muitos terminam a graduação, partem para uma especialização, mestrado e não focam na experiência profissional. Somente a excelência acadêmica ou a experiência profissional não garante entrega de resultados.

O gerente da Michael Page Marcelo Cuellar destaca que muitos acreditam que com um currículo acadêmico impecável vão garantir alta empregabilidade, e “isso não é verdade”, enfatiza. No Brasil a experiência é bem mais valorizada.

Leia também:

Como Aprender no Dia a Dia

Onde Começar a Carreira em 23 Países, Segundo Universitários

De acordo com coordenadora de Transição de Carreira da Right Management, Telma Guido, se fosse possível fazer um ranking, ela colocaria que é fundamental ter bastante experiência profissional e que corresponda com alguns alguns cursos relevantes. “O mercado prioriza a experiência, porém solicita a formação”.

Equilíbrio

“Aqueles que tem uma dedicação aos estudos e fragiliza a experiência, poderá ter problemas para conseguir se posicionar no mercado, ou até ser considerado com maior destaque no mercado de trabalho”, diz a coordenadora da Right Management.

O mercado vai analisar os fatos. Um profissional que se dedica mais aos estudos pode demonstrar ao mercado de trabalho um interesse muito maior para uma carreira acadêmica. “Se o profissional tem uma dedicação ampla para um mestrado, um doutorado possivelmente tem uma tendência dessa pessoa privilegiar a carreira acadêmica”, diz Telma.

A coordenadora da Right Management destaca ainda que a opção pelo curso deve ser coerente com a carreira, por que senão fica difícil o mercado entender o interesse por um curso que não tem proximidade com a carreira que está exercendo.

Na hora de estudar

Segundo Cuellar, os profissionais que engatam uma pós-graduação seguida do término do curso superior, explicam que não podem ficar parados e precisam se atualizar. Na avaliação dele, o curso não vai atualizar aquele que não adquiriu experiência profissional para discutir com seus pares.

O gerente da Michael Page, ressalta que como tendência mundial, os MBAs estão ficando “juniorizados” e é sempre bom avaliar, pois se você não tem repertório para discutir com seus colegas não vale a pena cursar. “As pessoas estão fazendo pós e MBA por fazer, é preciso estar muito consciente do que você quer”, destaca.

Se a pessoa vai dedicar tempo, dinheiro e expectativa que faça boas escolhas para sua formação, “não faça por fazer, para agradar” ressalta Telma. O profissional deve pensar também qual é o ambiente que quer vivenciar, pois ao entrar em um curso vai pertencer a um outro grupo, com outros profissionais, possibilitando uma nova rede de contatos.

Tags: , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “Diploma sem Experiência Profissional Pode Atrapalhar a Carreira?”

  1. On 27 de março de 2014 at 19:40 Rodrigo de Lima Bispo respondeu com... #

    Muito bom o artigo, estou começando minha carreira profissional e optar por um MBA pode ser uma má escolha mesmo, vou pensar melhor, obrigado pelo conteúdo!

Adicione sua resposta