Notícias

Eventos pelo Brasil marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

blog

Texto extraído de: Vida Mais Livre, por Daniel Limas

No período de 21 a 28 de agosto, comemora-se, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esta data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Neste ano, o tema é Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos.

Segundo o último Censo, realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência (23,9% da população do país). Das quais, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.

Aproveitando o tema, a Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil) lançou em julho de 2014 o Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual, que tem o intuito de promover para as pessoas com deficiência e seus familiares esclarecimentos acerca dos seus direitos e para o verdadeiro exercício da cidadania. Este manual foi desenvolvido pela Assessoria Jurídica da instituição com uma linguagem de fácil compreensão. Clique aqui para fazer o download.

Pelo país, muitos municípios e instituições estão promovendo ações em prol desta importante parcela da sociedade. Confira a programação completa aqui.

Tags: , , , , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Sem comentários ainda.

Adicione sua resposta