Carreira

Frases-Chave para Você Alavancar Sua Carreira

Texto extraído de: Blog Mais Estudo

Talento e dedicação fazem a diferença na hora do trabalho, mas falar as palavras certas no memento apropriado também pode ajudar muito. Escolhemos oito frases para você ter sempre em mente e atingir com mais facilidade seus objetivos.

META 1 – Esquivar-se de perguntas que não quer responder.

“Eu gostaria de pensar sobre o assunto. Posso lhe mandar uma análise à tarde?”

Nunca deixe seu supervisor perceber que você não está a par de uma pergunta que ele lhe fez. A especialista em etiqueta empresarial Dana Casperson diz: “Se prometer que em pouco tempo fará chegar às mãos dele um relatório detalhado, ele não só vai parar de constrangê-la com perguntas como deverá achar que você dá tanta importância ao assunto que não quer apresentar uma resposta ineficiente”. Esse tipo de resposta além de lhe ajudar a sair da “saia justa” irá revelar que você é uma pessoa atenciosa e prestativa.

META 2 – Dar más notícias sem pessimismo.

“Acabei de levar um choque!”

A melhor maneira de transmitir uma notícia ruim é tentar provocar o mínimo de antipatia. Respire fundo e, sem esboçar emoção, diga: “Acabei de levar um choque”. Em nenhuma circunstância use a palavra “problema” para descrever uma situação desagradável. “Porque soa como algo fora de controle e impossível de ser manejado. Se você usar algo mais suave, vai passar a ideia de que surgiu um obstáculo que pode ser ultrapassado, como uma colina a ser escalada, e não um penhasco inacessível”, explica Mel Silberman, autor de People Smart: Developing Your Interpersonal Intelligence (Gente esperta: desenvolvendo a inteligência interpessoal). “E diga sempre nós, para dar a entender ao chefe que vai ajudar no que for possível, e não que está apenas despejando o problema nas costas dele”, diz Karen Randall, autora de The 12 Truths about Surviving and Succeeding in the Office (As12 verdades sobre a sobrevivência e o sucesso profissional).

META 3 – Mostrar que sabe trabalhar em equipe.

“Laís teve uma ideia brilhante.”

Quando um de seus colegas teve a ideia sensacional que você não pensou primeiro, em vez de tentar “abafar” o brilho dele, lance-o sobre os holofotes e aproveite para pegar um pouco desse brilho. Procure elogiar a ideia que o seu colega teve, pois segundo Harry Chambers, autor de Getting Promoted (Conquistando promoções) referências elogiosas aos colegas melhoram a própria imagem perante os superiores. Por fazer isso também estará mostrando que sabe trabalhar em equipe.

META 4 – Convencer uma colega a ajudá-lo.

“Suas ideias são indispensáveis para o projeto.”

Seu alvo é conseguir ajuda para uma tarefa difícil e existe um colega no departamento que sabe realizá-la de maneira rápida e bem feita. Como convencer esse colega a realizar essa atividade e ainda fazer com que ele se sinta satisfeito com a atribuição? Uma maneira é elogiar e também dizer que retribuirá o favor.  ”Diga-lhe que só ele pode dar a qualidade que a tarefa requer e que você sabe que ele não vai se negar a ajudar”, sugere Silberman. “Você estará massageando o ego do colega dizendo quanto ele é bom nisso. Ele, por sua vez, não deverá ignorar a chance de reforçar essa reputação.” Ao perceber hesitação, continue: “Vou ficar devendo essa para você”. As pessoas gostam de saber que os outros têm uma dívida com elas. Detalhe, se você receber um elogio, não se esqueça de mencionar o colega que lhe ajudou a realizar a tarefa.

META 5 – Tornar-se indispensável a seu chefe.

“Vou tomar providências imediatamente!”

Não é nada inteligente demonstrar ao chefe ansiedade diante de um problema levantado por ele, pois isso só trará mais problemas do que ele já tem. Em vez disso, use a frase “Vou tomar providências imediatamente”, pois soa como um “Não se preocupe com isso”. Além de tranquilizá-lo, passa a impressão de que você já está arrumando uma solução. Todos querem trabalhar com pessoas assim!

META 6 – Aliviar a sua carga de trabalho.

“Sei da importância dessa tarefa. Podemos, então, rever as minhas prioridades?”

Você já está cheio de trabalho e seu chefe lhe da mais uma tarefa para cumprir. Dizer simplesmente “tudo bem” e não dar conta do que lhe foi pedido não é a solução. Mas como dizer de maneira direta que  você não podesem parecer audacioso e insubordinado? De acordo com Chambers, você deve, em primeiro lugar, enfatizar que sabe bem da importância do projeto. Depois, pedir a ajuda dele para estabelecer as suas prioridades. Assim seu superior poderá medir o volume de trabalho que você tem e lhe ajudar a redimensionar a quantidade.

META 7 – Admitir que errou sem parecer fracassado.

“Não foi um erro intencional”.

A maneira como você encara suas falhas profissionais vão delinear até que ponto as consequências vão sujar sua imagem. É primordial reconhecer seus próprios erros  – quem nega suas falhas acaba sendo tachado de covarde e fracassado – mas nada de exageros na hora de assumir a culpa pelo deslize. A ideia é assumir o que fez sem chamar muita atenção para a falha. Você pode terminar dizendo a frase “Isso não irá se repetir”.

META 8 – Receber críticas sem ficar com raiva.

“Obrigado por me avisar, vou pensar seriamente nas suas sugestões”.

Ser repreendido ou criticado é constrangedor e lhe tira o sossego, mas você não deve demonstrar que ficou irritado ou chateado com o que ouviu e sim que entendeu a mensagem. A frase acima é apropriada, pois revela respeito sem parecer fraqueza.

Fonte: mdemulher

Disponível em: http://migre.me/8WbnQ

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Uma Reposta para “Frases-Chave para Você Alavancar Sua Carreira”

  1. On 14 de janeiro de 2013 at 16:34 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Parabéns pelo site. Jesus é fiel

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