Inclusão

“Gestores Acessíveis”, por Mara Gabrilli

Texto extraído de: psdb.org

O ápice de minha luta por acessos deu-se no momento em que decidi de fato entrar para a vida pública. Além de criar oportunidades para a população com deficiência, passei a trabalhar para incluir ao cotidiano de outros gestores públicos a importância de se aplicar conceitos como o da acessibilidade. Hoje, com olhos felizes, vejo o quão já avançamos neste sentido, afinal, conseguimos fazer de São Paulo um parâmetro de acessibilidade para outros municípios de seu Estado e até do Brasil.

Sei que ainda falta muito para alcançarmos o ideal pleno de igualdade, mas a pedra fundamental foi lançada, fazendo com que questões importantes deflagrassem nos próprios governantes outra importante demanda: a de como aplicar na prática um tema ainda novo para muitas administrações públicas no País.

Leia também:

Instituto Mara Gabrilli Lança Campanha Contra o Preconceito

No Aniversário de 21 Anos da Lei de Cotas, Mara Gabrilli Lança Cartilha de Inclusão Profissional

Pensando em atender estes novos gestores, criei a cartilha Acesso Para Todos – Um guia rápido de inclusão social nas cidades brasileiras. O objetivo do material é decorrer de maneira bem simples as formas de se trabalhar as políticas públicas voltadas à população com deficiência.

Baseada na Convenção da ONU sobre o tema, a cartilha foi dividida em áreas básicas de interesse público, como Saúde, Educação, Trabalho, Arte, Cultura, Esporte, entre outras. Com linguagem simples e dicas de fácil compreensão, o guia, que será distribuído para os 645 municípios do Estado de São Paulo, leva a ideia de orientar o Executivo destes lugares sobre como adequar a sua cidade para atender com dignidade todos os cidadãos. O material também está disponível em meu portal www.maragabrilli.com.br.

Costumo dizer que a maior barreira enfrentada pela pessoa com deficiência é intangível. Ou seja, nós não a vemos, mas a sentimos. Trata-se do preconceito. Quando conseguimos destruí-lo, derrubamos também as muralhas da ignorância e criamos mais acessos e oportunidades. A cartilha Acesso Para Todos traduz o meu amor por um trabalho que, a cada dia, influencia mais gestores comprometidos com a política do bem. Divido agora com vocês este sonho de uma sociedade mais igual e uma administração mais humana.

Tags: , , , , , , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Sem comentários ainda.

Adicione sua resposta