Notícias

i.Social participa de Conferência na ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

i.Social participa de Conferência na ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Sob o tema “A implementação da agenda de desenvolvimento 2030 para todas as pessoas com deficiência: não deixando ninguém para trás”, a Organização das Nações Unidas realizou, entre os dias 14 e 16 de junho, a 9ª sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

i.Social Conferência ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
Nada sobre nós sem nós (Nothing About Us Without Us): o lema adotado pelas pessoas com deficiência para representar suas conquistas, integração e inclusão também é a frase que acompanha a convenção da ONU realizada em Nova York.

A ONU estabeleceu uma agenda de desenvolvimento com 17 metas que todos os países signatários (incluindo o Brasil) devem cumprir até 2030. Jaques Haber e Andrea Schwarz, sócios da Consultoria i.Social, participaram da Conferência que teve como foco garantir a sua implementação para todas as pessoas com deficiência e, assim, “não deixar ninguém para trás na Agenda 2030”.

“Foi muito interessante e produtiva nossa participação na Conferência da ONU. Foi possível identificar que a questão do mercado de trabalho para pessoas com deficiência é um problema mundial, inclusive em países desenvolvidos, mas que estamos seguindo o caminho correto aqui na i.Social junto às empresas brasileiras. A discussão sobre a necessidade de qualificar o processo de inclusão é o principal debate sobre o tema, e a atitude inclusiva e a conscientização por meio de informação de qualidade são as principais ferramentas”, comenta Jaques Haber.

Segundo aponta a Agenda 2030, mais de 80% das pessoas com deficiência vivem em situações de pobreza. Medidas e ações mais eficazes devem ser tomadas para remover os obstáculos e as restrições para reforçar o apoio e atender às necessidades especiais dessas pessoas. A Agenda também estabelece que, até 2030, o mercado de trabalho deve alcançar o emprego pleno e produtivo para as pessoas com deficiência, remuneração igual para trabalhos de igual valor.

Encontros temáticos foram promovidos para discutir temas como promoção dos direitos das pessoas com deficiência mental e intelectual; eliminação da pobreza e da desigualdade para todas as PcDs; aumento da acessibilidade à informação e tecnologia e desenvolvimento inclusivo; bem como a importância da Lei Brasileira de Inclusão e as Paraolimpíadas que acontecerão em breve no Brasil.

i.Social Conferência ONU Direitos das Pessoas com Deficiência
Andrea Schwarz representando o Brasil na ONU.

O Brasil é um país que vem ganhando destaque no que diz respeito à empregabilidade e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas ainda há muito o que percorrer. Para Andrea Schwarz, o Brasil pode assumir um papel de protagonismo no que se refere ao mercado de trabalho inclusivo – e esse é um cenário bastante animador.

[Durante a Conferência na ONU] conversamos com os principais líderes mundiais que tratam sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e há um interesse muito grande, por parte de todos, em conhecer melhor as boas práticas de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho que vem sendo desenvolvidas aqui no Brasil”, comentou Andrea.

Identificar, reconhecer e divulgar boas práticas de inclusão são fundamentais para promover um mercado de trabalho mais justo e inclusivo, de modo que as empresas possam enxergar valor na diversidade e realizar trabalhos consistentes com os profissionais com deficiência.

A i.Social sempre teve papel fundamental na inclusão social de pessoas com deficiência e no respeito às diferenças. Sabemos que o investimento na contratação de PcDs cria parâmetros de igualdade social, além de desenvolver um ambiente de trabalho com aprendizado e respeito. Agora estamos buscando mais uma conquista para os direitos das pessoas com deficiência em âmbito nacional e internacional!

One Reply to “i.Social participa de Conferência na ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *