Notícias

Internet é o meio mais utilizado pelas pessoas com deficiência para buscar vagas de emprego

Nos últimos anos, a internet se mostrou um importante meio para as pessoas com deficiência buscarem vagas de emprego. De acordo com a pesquisa “Expectativas e Percepções sobre o Mercado de Trabalho para PCDs”, realizada em 2017 pela i.Social, em parceria com a Catho, ABRH Brasil e ABRH-SP, a internet, o site das empresas e as redes sociais são as formas que os candidatos mais utilizam para se atualizar ou se recolocar no mercado de trabalho.

Fonte: i.Social

A pesquisa entrevistou 1.091 pessoas com deficiência e perguntou onde elas costumam procurar por oportunidades de emprego. “Internet” ficou em primeiro lugar, representando 87% das respostas. Essa opção aparece separadamente de “site das empresas” (68%) e “redes sociais” (43%), e é bastante ampla, podendo abranger também os sites de consultorias – que aparecem com 23% das respostas.

A presença das consultorias na internet ajuda tanto os candidatos a encontrarem vagas dentro de seu perfil, quanto auxilia as empresas na busca pelos melhores profissionais. Os serviços de uma consultoria especializada aumenta o índice de assertividade no recrutamento, pois conhece as particularidades dos candidatos e as regras de enquadramento (na Lei de Cotas, por exemplo) durante o processo de inclusão.

A i.Social é uma consultoria que possui uma forte presença na internet e utiliza este meio para fazer a publicação de vagas para as pessoas com deficiência e a divulgação dos currículos de candidatos para as empresas. Atualmente temos mais 100 mil currículos de pessoas com deficiência em nosso banco de talentos e trabalhamos com uma média de 300 novas vagas por mês.

O perfil dos candidatos em relação à busca por vagas também é apontado pela pesquisa. 64% dos entrevistados procuram por qualquer tipo de vaga (para pessoas com ou sem deficiência), de acordo com seu perfil profissional; 26% procuram apenas por vagas exclusivas para pessoas com deficiência; e 9% preferem vagas não exclusivas para PCDs, mas sim que estejam de acordo com seu perfil profissional.

Por outro lado, apenas 31% afirmam que as oportunidades que encontram estão adequadas ao seu perfil profissional ou até mesmo acima dele; e 45% não receberam nenhuma oportunidade de trabalho no último mês.

Faça o download da pesquisa “Expectativas e Percepções sobre o Mercado de Trabalho para PCDs” CLICANDO AQUI.

A i.Social é uma consultoria com foco na inclusão social e econômica de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Acesse nosso site ou entre contato conosco para conhecer nossos serviços, vagas e treinamentos: i.Social – Soluções em Inclusão Social

atendimento@isocial.com.br | (11) 3891-2511

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *