Carreira

Lição de Casa: Veja Dicas Para Escolha Bem-Sucedida da Faculdade

Texto extraído de: Administradores.com

“Que profissão seguir?”, “será que eu vou passar no vestibular?”, “e se eu passar em mais de um, que faculdade escolher?”. Essas são só algumas das dúvidas que passam pela cabeça de quem está terminando o ensino médio e se preparando para a graduação, a respeito dessa última, a Fundação Procon-SP elaborou algumas dicas para que a escolha da faculdade seja bem-sucedida.

De acordo com a entidade, quem não quer ter dores de cabeça no futuro, deve tomar os primeiros cuidados antes mesmo de se inscrever no vestibular. Assim, primeiramente, verifique se o curso é autorizado e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

A autorização é o que permite a uma instituição de ensino superior implantar e oferecer um curso superior de graduação (bacharelado, licenciatura), superior de tecnologia (tecnólogo), ou sequencial.

O Procon-SP informa que universidades e centros universitários têm autonomia para criar ou fechar cursos sem autorização prévia do MEC, porém as faculdades que queiram criar um curso precisam obter essa autorização previamente.

Reconhecimento

Além da autorização, o estudante ainda precisa verificar se o curso é reconhecido. Nos dois casos, basta consultar o site do Ministério (http://emec.mec.gov.br).

O reconhecimento, explica a Fundação, é uma necessidade legal estabelecida para todos os cursos superiores existentes no país, porém, sua validade é periódica, devendo ser renovada com base nos resultados das avaliações do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Vale lembrar que os cursos regularmente criados ou autorizados podem abrir inscrições, realizar processos seletivos e receber alunos. Contudo, a situação é transitória, visto que para assegurar o registro do diploma obtido há a necessidade de posterior reconhecimento do MEC.

Outras dicas

Ainda no sentido de fazer a melhor escolha possível, o Procon dá outras dicas:

  • Conheça o projeto pedagógico do curso oferecido,
  • Observe a infraestrutura da faculdade;
  • Veja os resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC;
  • Analise a relação do corpo docente de cada curso, titulação e qualificação profissional e atividade de cada professor;
  • Cheque o valor das mensalidades por cursos ou habilitação, além das formas de reajuste vigente, a existência de taxas de matrícula e outros encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos.

Tags: ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Sem comentários ainda.

Adicione sua resposta