Notícias

Livro retrata aposentadoria da pessoa com deficiência sob a perspectiva dos Direitos Humanos

Livro aposentadoria da pessoa com deficiência

O benefício da aposentadoria da pessoa com deficiência deve ser conduzido segundo os princípios dos Direitos Humanos sim. É o que defende a advogada especialista em Direito Previdenciário, Carla Benedetti, no livro “Aposentadoria da pessoa com deficiência sob a visão dos Direitos Humanos”. Afinal, esse é a realidade de quase 25% da população brasileira que, segundo dados de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui algum tipo de deficiência.

Livro Aposentadoria da pessoa com deficiência sob a visão dos Direitos HumanosA obra traça um paralelo com os Direitos Humanos, mostrando a importância do benefício previdenciário, cujo intuito visa dignificar a pessoa com deficiência, ao mesmo tempo em que insere e integra-a em sociedade, promovendo a igualdade, equilibrando-se condições e eliminando-se barreiras.

Dificuldades relacionadas ao trabalho e, consequentemente, à aposentadoria não são novidades para a pessoa com deficiência. Os maiores obstáculos para a participação no mercado de trabalho não são apenas questões ligadas à disponibilidade de tecnologia, acessibilidade, oportunidade ou respeito às leis que as protegem. A desinformação de muitos daqueles que oferecem as vagas são problemas palpáveis.

Uma pesquisa recente realizada pela i.Social com profissionais de recursos humanos, pessoas com deficiência e líderes de empresas mostrou que, de todos os entrevistados, 50% dos líderes não tem conhecimento sobre a Lei de Cotas e 54% dos recrutadores não conhecem ou nunca ouviram falar da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

O livro “Aposentadoria da pessoa com deficiência sob a visão dos Direitos Humanos” será lançado no dia 23 de novembro, às 18h30, na Livraria da Vila, em São Paulo (Alameda Lorena, 1731, Jardins, São Paulo – SP).

Nota disponibilizada pela Agência Join+Us. Mais informações:

Lucas Callegari – lucas.callegari@agenciajoinus.com.br | (11) 2362 2041

Marina Miranda – marina.miranda@agenciajoinus.com.br | (61) 9961 9167

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Sem comentários ainda.

Adicione sua resposta