Notícias

Melhores empresas para Trabalhadores com Deficiência são premiadas em São Paulo. Confira os primeiros colocados!

Melhores empresas para Trabalhadores com Deficiência são premiadas em São Paulo

No último dia 10 de dezembro foram anunciados os vencedores do II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência – que contou com a presença de Andrea Schwarz e Jaques Haber, sócios-presidentes da consultoria i.Social. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e contou com a parceria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio teve o objetivo de dar visibilidade às práticas relacionadas com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência trouxe uma variedade maior de boas práticas e melhoria na qualidade da empregabilidade de pessoas com deficiência, se comparado com os resultados obtidos em 2014.

Andrea Schwarz, presidente da i.Social, fez um discurso durante a cerimônia. Confira assistindo ao vídeo abaixo:

Para saber mais sobre o prêmio, acesse: II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência.

O Prêmio

Neste ano, 58 empresas públicas e privadas, que empregam cerca de 17 mil são trabalhadores com deficiência, se inscreveram no prêmio. Os critérios de avaliação para a premiação atenderam a diferentes requisitos como:

  • Promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência;
  • Igualdade de oportunidades;
  • Autonomia e independência no ambiente de trabalho;
  • Respeito à legislação (Lei de Cotas);
  • Grau de sustentabilidade dos projetos;
  • Disponibilidade de recursos, materiais e psicológicos, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social; entre outros.

Dez empresas foram finalistas do prêmio (Brasil Kirin, Catterpillar, Citibank, Deloitte, Itaú Unibanco, JLL, MAN Latin América, Sebrae, Senac/SP e Serasa Experian) e receberam uma placa de menção honrosa por suas ações inclusivas no ambiente de trabalho.

As empresas vencedoras foram:

1º lugar: Citibank e Senac/SP (empate)

2º lugar: Serasa Experian

3º lugar: MAN Latin América

Avanços

As pessoas com deficiência – que, infelizmente, já estão acostumadas a superar obstáculos em um país com poucos acessos – passaram a ter avanços na discussão de suas carreiras, desenvolvimento de novas habilidades e maior participação nos resultados das empresas. Com isso, elas ultrapassam novas barreiras para estudarem e se desenvolverem profissionalmente. Essa motivação é capaz de influenciar positivamente toda a empresa. Mas esse avanço ainda pode melhorar mais!

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um grande desafio, mas acreditamos que o emprego transforma e muda a vida das pessoas, por isso é um fator muito importante para as pessoas com deficiência. Os indicadores obtidos na segunda edição do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência também demostraram diversos avanços quanto à cultura organizacional, à acessibilidade e à inclusão profissional de pessoas com deficiência.

A iniciativa foi responsável por engajar e motivar empresários a trabalharem por um Brasil mais inclusivo. Os gestores, por sua vez, são reconhecidos publicamente por ter pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores. O intuito é estimular as organizações a aprimorarem seus planos de inclusão profissional, com foco na construção e manutenção de um ambiente corporativo participativo, produtivo e igualitário, em que trabalhadores com e sem deficiência, juntos, contribuam para uma economia sustentável e humanizada.

A i.Social

Ao longo de 17 anos de trabalho e investimentos na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a i.Social foi responsável por incluir cerca de 10 mil profissionais com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho em todo o Brasil e desenvolver cerca de 500 programas de inclusão. Ao todo, são cerca de 300 pessoas contratadas por mês em empregos formais, graças ao foco nos resultados, auxílio às empresas e consultoria técnica em programa de inclusão.

Em 1999, quando a consultoria foi fundada, havia apenas 12 empresas cumprindo a Lei de Cotas no Brasil com somente 612 pessoas com deficiência trabalhando. Com o desejo de mudança, começamos a trabalhar firme para que haja, de fato, igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho e o cumprimento da Lei de Cotas para empresas com mais de 100 funcionários. Embora as conquistas tenham avançado, mesmo que timidamente, ainda há muito que mudar.

Em 2014, de acordo com dados da RAIS, houve um aumento de 6,57% no número de empregos formais de trabalhadores com deficiência. Isso representou um acréscimo de 23,5 mil empregos, somando 381,3 mil vínculos. Uma boa notícia é a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – Lei 13.146/2015) que entra em vigor a partir de janeiro de 2016 e reforçará o cumprimento da Lei de Cotas no Brasil.

A definição de “deficiência” na LBI reconhece que este é um conceito em evolução e que a deficiência resulta da interação entre as pessoas com deficiência e as barreiras devido às atitudes e ao ambiente que impedem sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Desse modo, a deficiência deixa de ser apenas um atributo daquela pessoa, mas passa a ser o resultado da falta de acessibilidade do meio em que vivem.

“Agradeço a participação de todas as organizações que fazem parte da construção do Prêmio As Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência e convido mais empresas a se mobilizarem e se engajarem nessa busca comum por um Brasil mais igualitário, mais justo e mais humano.”

Andrea Schwarz
Sócia-diretora da i.Social

One Reply to “Melhores empresas para Trabalhadores com Deficiência são premiadas em São Paulo. Confira os primeiros colocados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *