Inclusão

O que é uma boa empresa para a pessoa com deficiência trabalhar?

O que é uma boa empresa para a pessoa com deficiência trabalhar

Nos últimos anos, a inclusão deixou de ser caracterizada apenas como a oferta de vagas para preenchimento da cota e passou a ter novos moldes. Sabe-se que existe resistência por parte de alguns gestores para contratação de colaboradores com deficiência, mas, por outro lado, hoje em dia, muitas empresas têm enxergado de forma positiva os benefícios da inclusão destes profissionais em seu quadro de colaboradores. São empresas que enxergam a inclusão além da cota.

Pensar na inclusão de uma pessoa com deficiência na empresa é tratá-la de forma justa para que ela possa desenvolver sua carreira, ter desafios e orientações por parte da liderança e colegas de trabalho, e consiga, de fato, contribuir com o sucesso da companhia.

A i.Social desenvolve anualmente uma pesquisa sobre o mercado de trabalho para pessoas com deficiência sob dois pontos de vista: o do contratante e o do contratado. Os resultados da pesquisa de 2015 apontam que a qualidade das vagas destinadas à inclusão ainda é muito baixa, ao mesmo tempo em que as empresas não investem corretamente em estruturas (físicas e emocionais) para receber esses profissionais.

Além disso, na maioria das vezes, a escolha do candidato não se faz por suas competências, e sim pela sua deficiência. Sendo assim, é possível afirmar que, embora o mercado de trabalho para os profissionais com deficiência esteja aquecido, ainda há muito o que ser trabalhado e conquistado, especialmente se desejamos quebrar as barreiras neste processo e melhorar a qualidade das oportunidades oferecidas.

Por esse motivo – e, com o objetivo de promover as boas práticas de inclusão – a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, promove anualmente o Prêmio Melhores Empresas para Pessoas com Deficiência. A terceira edição do Prêmio é destinada a micros, pequenas, médias e grandes empresas que atuam de forma inclusiva, e empreendedores que tenham algum tipo de deficiência.

Leia mais: III Prêmio Melhores Empresas Para Trabalhadores com Deficiência. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de setembro.

Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2016 - 2

Contamos com sua importante participação. Faça parte deste seleto grupo de empresas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *