Inclusão

Os 10 Mandamentos de uma Educação Inclusiva

Por Erika Longone

Texto extraído de: Vida Mais Livre

1. Toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser garantido a ela nível adequado de aprendizagem.

2. Todos aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular com proposta pedagógica centrada na criança para satisfazer suas necessidades próprias.

3. Escolas com orientação inclusiva serão os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias.

4. As escolas inclusivas proverão uma educação efetiva à maioria das crianças e que aprimorem suas eficiências.

5. O poder público e o sistema privado devem atribuir a mais alta prioridade política e financeira ao aprimoramento de seus sistemas educacionais no sentido de se tornarem aptos a incluírem todas as crianças.

6. Deve ocorrer o estabelecimento de mecanismos participatórios e descentralizados para viabilizar o planejamento, revisão e avaliação de previsão educacional para crianças e adultos com deficiências.

7. Pais, comunidades e organizações de pessoas com deficiência devem participar dos processos de planejamento e tomada de decisão concernente à provisão de serviços para necessidades educacionais especiais.

8. Deve ser garantido por força de lei que programas de treinamento de professores, tanto em serviço como durante a formação, incluam a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas.

9. É dever da escola e dos professores estabelecer sistemas avaliativos que sejam flexíveis e que avaliem, de fato, a aprendizagem de cada criança.

10. Respeitar as diferenças e compreender que toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas.

Tags: ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “Os 10 Mandamentos de uma Educação Inclusiva”

  1. On 23 de janeiro de 2013 at 15:16 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    JESUS É FIEL. PARABENS PELO SITE.

Adicione sua resposta