Inclusão

Os 100 Livros Fundamentais sobre Deficiência

Texto extraído de: Blog Fernanda Zago

Conhecimento. Esta palavra está na base das conquistas obtidas nas últimas décadas na promoção dos direitos das pessoas com deficiência e de sua cidadania. E é resultado da construção de um sólido legado produzido por atores sociais do segmento, que pode ser medido em páginas e mais páginas publicadas ao longo dos anos. Falamos, é claro, de livros que se tornaram referências para todos os interessados em conhecer o perfil da deficiência aqui e no exterior – onde o Brasil é reconhecido como modelo de avanço na inclusão social de pessoas com deficiência.

Leia também:

A Evolução da Cadeira de Rodas

Oportunidade para Investir na Inclusão! Apoie esta Ideia!

Muitos desses livros se tornaram quase best sellers, merecendo sucessivas edições. Outros se esgotaram, mas não perderam a importância. Conservados em bibliotecas públicas, de universidades e de instituições do Terceiro Setor, continuam vivos, fazendo a cabeça de quem estuda a realidade de quase 27 milhões de brasileiros que possuem alguma deficiência – 14,5% da população, segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fazer uma lista dos 100 livros fundamentais que ajudam a contar essa história não é tarefa fácil. Nem isenta do risco de se cometer injustiças, esquecimentos e omissões. A revista Sentidos propôs esse desafio a si mesma, imaginando contribuir para a formação de uma biblioteca essencial para quem pretende compreender a situação da deficiência em nosso país. Para fazê-lo, consultamos 19 personalidades de destaque do segmento – algumas autoras até de livros que foram indicados por outros participantes dessa consulta.

Não se trata de afirmar aqui que sejam os 100 melhores livros já publicados sobre o assunto, mas sim de fazer circular as recomendações de leitura de quem sabe, faz a hora e ajuda a acontecer, como também de permitir que esse conhecimento seja compartilhado e, dessa forma, dar um empurrão a mais em favor da inclusão social.

Gêneros Literários.

Veja lista completa aqui!

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “Os 100 Livros Fundamentais sobre Deficiência”

  1. On 6 de março de 2013 at 16:16 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    PARABÉNS PELOS SITE. Deus é fiel

Adicione sua resposta