Inclusão, RH Inclusivo

Os Tipos de Deficiência e suas Inclusões

deficientes blog

Texto extraído de: Vida Mais Livre

De acordo com dados da Rais do ano de 2009, do total de 41,2 milhões de vínculos empregatícios formais, 288,6 mil foram declarados como pessoas com deficiência, o que representa menos de 0,7% do contingente de empregos formais no Brasil.

Desse contingente, temos a predominância de vínculos das pessoas com deficiência física (54,68%), seguido dos auditivos (22,74%), visuais (4,99%), intelectuais (4,55%) e deficiências múltiplas (1,21%). Na condição de empregados reabilitados foram declarados 11,84% dos vínculos.

Diante desse cenário, levanto algumas hipóteses. O elevado número de profissionais com deficiência física pode ser explicado por duas razões. A primeira delas é que muitas deficiências físicas requerem mínimas ou, às vezes, nenhuma adaptação nos postos de trabalho. Afora as deficiências mais severas, as leves não exigem grandes mudanças de mobiliário ou de tecnologia. A outra hipótese é que dentre as deficiências, a física é aquela que abarca a maior possibilidade de expressão. Ou seja, a deficiência física abrange muitas variações.

Em relação a também elevada porcentagem de profissionais com deficiência auditiva, podemos considerar o fato de que as tecnologias assistivas ou acessibilidades que esse tipo de deficiência requer são, na maior parte das vezes, pequenas. Soma-se a isso o fato de que o setor industrial emprega uma grande quantidade de pessoas com deficiência auditiva.

A baixa contratação de pessoas com deficiência visual deve-se à necessidade imposta de consideração de tecnologias assistivas, sobretudo os softwares de leitura de texto. Muitas vezes, as empresas têm que alterar programas e servidores de TI para a instalação desses softwares, o que, infelizmente, acaba as desencorajando nessa contratação. Além disso, algumas funções e postos de trabalho não conseguem absorver pessoas cegas, por aquilo que o cargo exige.

Por fim, temos o baixíssimo índice de contratação de pessoas com deficiência intelectual, que ainda é desafio, dado que não se trata apenas de munir os postos de trabalho com acessibilidade e tecnologia assistiva.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Sem comentários ainda.

Adicione sua resposta