Carreira

Para Ser um Líder Eficaz, é Preciso Saber Motivar e Engajar a Equipe

Texto extraído de: Administradores.com

A liderança. Em determinado momento da vida profissional boa parte dos trabalhadores terão que assumir uma posição de liderança. Chegada essa hora, porém, nem todos sabem como agir. A sugestão dos especialistas é começar observando sua equipe.

A lógica é simples. O líder precisa entregar resultados e números para a empresa. Entretanto, esse objetivo só será alcançado se ele tiver uma equipe que o ajude nessa missão. De acordo com o headhunter da consultoria de recrutamento Flow Human Capital, Joseph Teperman, o líder precisa desenvolver o quanto antes a habilidade de engajar sua equipe.

Pelo projeto e não pela remuneração
Isso quer dizer que ele deve fazer com que seus subordinados não trabalhem apenas pela remuneração que recebem no final do mês. “A equipe tem que trabalhar motivada pela realização do projeto; assim ela trabalha também com o coração”, diz o especialista. Se o profissional trabalhar apenas pelo salário, ele só usa suas competências técnicas, deixando de se entregar completamente e dar o melhor de si.

Assim, o primeiro passo do líder é motivar sua equipe. Para isso, segundo Teperman, o profissional tem que traçar uma meta clara e que seja comum a todo o grupo. Cada membro deve saber quais são suas responsabilidades e como seu trabalho contribui para a realização do projeto como um todo.

Além disso, será essencial o líder saber alocar as pessoas nos locais certos. Ou seja, colocar cada um de seus subordinados onde sua performance será a máxima possível. E isso só pode ser alcançado se o líder conseguir identificar quais as fraquezas de cada um dos membros, assim como suas habilidades e talentos.

Não existe profissional ruim
Lembre-se que não existe profissional ruim, o que existe são pessoas realizando trabalhos que não sabem ou que não têm as habilidades e competências para a realização dos mesmos.

Tepermam ainda explica que os novos líderes nem sempre conseguem identificar essas questões sozinhos e, portanto, devem recorrer à ajuda externa. Muitas empresas já oferecem cursos de liderança para seus profissionais ou mesmo contratam o serviço de um coach.

Caso a empresa não invista nisso, e se o profissional realmente quiser se sair bem nessa nova posição, vale a pena procurar ajuda por conta própria. O serviço do coach é sempre bem vindo. Esses profissionais abrem os olhos dos novos líderes, mostrando o caminho de como identificar as habilidades dos membros de sua equipe, por exemplo. Sugerem, ainda, estratégias de como engajar a equipe.

Há, também, diversas instituições que oferecem cursos para desenvolver as competências que os líderes precisam. Se você ainda não encontrou o curso ou o suporte profissional para isso, a sugestão para não errar como líder, é começar escutando o que seu time tem a dizer e descobrindo o que cada um sabe fazer de melhor.

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