Inclusão, Notícias

Pessoas com Deficiência Poderão Descer dos Ônibus Fora das Paradas

Texto extraído de: Vida Mais Livre

A proposta foi aprovada em primeiro turno na sessão de terça-feira, 16, foi assinada por Roger Corrêa (PCdoB), Patrícia Beck (PTB), Jorge Tatsch (PPS) e Enfermeiro Vilmar (PR). Entretanto, esse direito não se aplica aos corredores exclusivos de ônibus do Sistema Público de Transporte de Novo Hamburgo (RS).

O Projeto de Lei nº 73/2013 destaca que, na impossibilidade de parada para desembarque no local sugerido pelo usuário, deverá ser observado pelo condutor o local mais próximo ao indicado, desde que garanta a sua segurança.

Leia também:

Brasil quer 100% dos Ônibus e Táxis Adaptados para a Copa e as Olimpíadas

> Veículos para Pessoas com Deficiência Poderão ser Obrigatórios em Locadoras de Carros

Na justificativa, os autores salientam que o seu objetivo é integrar todo o segmento de usuários do transporte público que se encontram limitados com dificuldades de acessibilidade. A proposta havia entrado na pauta de votações do dia 2 deste mês, mas Roger pediu vista de 10 dias.

O vereador lembrou ainda que o transporte coletivo foi o principal motivo que originou os protestos em todo o Brasil. “Cada vez menos as pessoas têm a possibilidade de se deslocar com qualidade nas cidades. Imaginem a dificuldade que enfrenta a pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Esse projeto busca atenuar este limite que a sociedade impõe. Claro, é preciso observar a segurança ao desembarcar e também a garantia de que o trânsito não deixará de fluir”. Patrícia agradeceu a oportunidade de assinar junto, e lembrou que já há casos em que os motoristas precisam descer fora da parada.

Debate

O suplente Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), que está nesta semana no lugar de Raul Cassel (PMDB), perguntou se o benefício se estenderia ao embarque. “Acho que uma emenda neste sentido seria benéfica.” Sergio Hanich (PMDB) frisou que esta lei deverá ser amplamente divulgada.

Gerson Peteffi (PSDB) disse que apresentará uma emenda para que a lei se aplique apenas aos ônibus adaptados. Professor Issur Koch (PP) destacou que muitas pessoas com deficiênciavisual ou auditiva, entre outras – não precisam dos ônibus adaptados, por isso, uma emenda assim não seria cabível. Luiz Fernando Farias (PT) lembrou que a legislação federal determinou que, até 2015, todos os ônibus tenham rampas para cadeiras de roda.

Fonte: Diário de Canoas

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

2 Responses para “Pessoas com Deficiência Poderão Descer dos Ônibus Fora das Paradas”

  1. On 18 de novembro de 2013 at 18:05 wilson r respondeu com... #

    ande pelas favelas, her, quer dizer, comunicade, afinal hoje não é bonito dizer este nome. me lembro de uma vez que fui na casa de uma familia e peguei sarna. bem, quando voltei lá, e disse para a dona que eu tinha pego sarna, ela me disse, não se preocupe, é escabiose. como se mudasse algo. bem falando em sarna, qualquer deficiente que tenha que andar por áreas invadidas, verse-a a quantidade de obstaculos, calçadas invadidas, sem calçadas, muretas, objetos cravados na calçada, desniveis, pois as prefeituras não fiscalizam nada nas “comunidades” é um outro mundo, parece que não existe poder público ali, parece…., bem, como fica esta historia, ninguem vai fiscalizar isto. até quando os moradores vão poder construir predios de 5 ou 6 andares, invadir as calçadas, fazer o que querem.
    sabemos que um dia a casa cai, cai mesmo, pq não tem estrutura, não tem nada.
    nem fiscalização!!

  2. On 18 de novembro de 2013 at 18:09 wilson r respondeu com... #

    fiz uma petição, no avaz. endereço eletrônico:

    https://secure.avaaz.org/po/petition/permicao_para_que_as_pessoas_portadoras_de_deficiencia_possam_utilizar_os_corredores_de_onibus_na_cidade_de_sao_Paulo/?tYQSmeb

    pedindo que o Prefeito de SP. sr. Haddad, libere o uso dos corredores, aos deficientes, portadores da licença da SPTRANs. tambem pedi que ele aumente o numero de vagas especiais, nada de zona azul, tem muita gente que não respeita nada, é só ir no HC e ver que ali tem uma área enorme, tudo com placa de proibido estacionar, inclusive nas tres vagas especiais. Ajudem a divulgar, o interesse é nosso. se voce não tem deficiÊNCIA, graças a Deus, pois quem tem sofre muito. ajude a divulgar e assine a petição. grato

Adicione sua resposta