Inclusão, RH Inclusivo

Prazer, eu sou Andrea Schwarz

Texto extraído de: Vida Mais Livre

Toda quarta-feira  vamos publicar um texto de Andrea Schwarz,presidente da i.Social, confira!

Me chamo Andrea Schwarz, sou cadeirante há 10 anos e presidente da empresa i.Social – Soluções em Inclusão Social. Só para situar: a i.Social é um empresa que, há dez anos, atua em favor da inserção profissional de pessoas com deficiência e já incluiu no mercado de trabalho formal mais de seis mil pessoas com deficiência, nos mais diversos ramos e nas mais diversificadas funções.
Não sei se todos sabem, mas existe uma lei no Brasil, a de número 8.213 promulgada em 1991, que obriga empresas a incluírem em seus quadros de funcionários um percentual de profissionais com deficiência. É a chamada Lei de Cotas, que se insere em um sistema de ações afirmativas ou de políticas compensatórias.
Essa legislação alavancou oportunidades de inserção e de empregos formais a um grupo de cidadãos e cidadãs que por muitos séculos permaneceram excluídos da sociedade e privados de direitos. Para vocês terem uma ideia do impacto da lei: em 2001 tínhamos, no estado de São Paulo, cerca de 600 profissionais com deficiência contratados por apenas 12 empresas. No ano passado eram mais de 100 mil pessoas com deficiência ocupando postos de trabalho em quase 8 mil empresas paulistas (SRTE – SP).
Por conta disso, hoje temos um contingente de pessoas com deficiência que são chefes de família, têm um grande potencial de consumo, circulam pelas cidades e, acima de tudo, têm muitos de seus direitos garantidos.
Sabemos que o Brasil ideal está longe de existir, mas o cumprimento dessa legislação o coloca no rumo certo.

Tags: , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

2 Responses para “Prazer, eu sou Andrea Schwarz”

  1. On 2 de outubro de 2012 at 2:29 Neuza Carvalho respondeu com... #

    Obrigada, pela pessoa maravilhosa que você é, já conhecia um pouquinho de sua história e de seu trabalho em prol da Inclusão Social nas empresas, pelo meu irmão, que trabalha no itaú e conheceu um rapaz que é também cadeirante. A minha deficiência é Fisica ( Sequelas de Poliomielite ).Te admiro pelo seu trabalho e é gratificante saber que há uma pessoa que luta por estas pessoas com deficiências,e que esperam apenas por uma OPORTUNIDADE, de provar o seu valor…e mostrar que a deficiência é apenas um detalhe.

    Neuza Carvalho de Oliveira Freitas

    01/10/2012

  2. On 4 de janeiro de 2013 at 18:08 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Parabéns pelo site. Jesus é fiel

Adicione sua resposta