Notícias

Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2015

i.Social Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2015

Com empate, dois vencedores ficaram em primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Pessoas com Deficiência

Na manhã do dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou, no Palácio dos Bandeirantes, os vencedores do II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência.

Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2015 1
(Andrea Schwarz da I.Social com a Dra. Linamara, secretária estadual das pessoas com deficiência e representantes das empresas vencedoras Senac e Citibank)

Estiveram presentes na cerimônia de entrega do prêmio a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella; o presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Carlos Antonio Luque; o presidente da OAB/SP, Marcos da Costa; a Deputada Estadual, Célia Leão; e a presidente da iSocial, Andrea Schwarz.

Andrea Schwarz, presidente da iSocial, fez um discurso durante a cerimônia. Confira seu discurso abaixo:

A Secretária Dra. Linamara destacou a importância do tema. Segundo ela há dois grandes valores para toda a população: a casa própria e a carteira registrada, com emprego de qualidade. “E nos reunimos aqui para celebrar o registro em carteira”.

Segundo Dra. Linamara, “o valor do trabalho de qualidade é inestimável para toda a sociedade, é direito de todos os humanos e vai se materializando a partir do reconhecimento de que a sociedade, para ser verdadeiramente justa, precisa olhar para o horizonte do desenvolvimento, precisa incluir a todos”.

Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2015 3
(Andrea Schwarz da I.Social ao lado da Dra. Linamara, secretária estadual das pessoas com deficiência de São Paulo e a deputada estadual Célia Leão)

A Secretária fez, ainda, uma relação entre o desenvolvimento e a deficiência. “Não haverá desenvolvimento para as próximas gerações se não entendermos que mais do que o pilar da sustentabilidade, é o pilar da acessibilidade. Todos dentro da produção, todos ajudando a construir, de forma inovadora, as riquezas da nossa sociedade”.

(Jaques Haber da I.Social com a deputada estadual Célia Leão e representantes do Senac, primeira colocada do Prêmio ao lado do Citibank)
(Jaques Haber da I.Social com a deputada estadual Célia Leão e representantes do Senac, primeira colocada do Prêmio ao lado do Citibank)

Com a iniciativa da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo em parceria com a Fipe, o prêmio tem, pelo segundo ano consecutivo, o objetivo de dar visibilidade às boas práticas relacionadas a inclusão profissional de pessoas com deficiência, ao reconhecer e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito a diversidade humana.

Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2015 5
(Cid Torquato, subsecretário estadual das pessoas com deficiência de São Paulo ao lado de Célia Leão, deputada estadual e Andrea Schwarz da i.Social)

O prêmio homenageou Rui Bianchi do Nascimento, comunicador e ativista do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD). O Brasil tem hoje mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões.

Empresas vencedoras do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2015

Neste ano, inscreveram-se no Prêmio 58 empresas, que empregam mais de 500 mil funcionários, dos quais cerca de 17 mil são trabalhadores com deficiência. As empresas inscritas foram avaliadas em aspectos como:

  • Promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência;
  • Igualdade de oportunidades;
  • Autonomia e independência no ambiente de trabalho;
  • Respeito à legislação (Lei de Cotas);
  • Grau de sustentabilidade dos projetos;
  • Disponibilidade de recursos, materiais e psicológicos, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social; entre outros.

Dessas 58 empresas, 10 foram finalistas do prêmio e receberam Placa de Menção Honrosa por suas ações inclusivas no ambiente de trabalho. As empresas finalistas foram: Brasil Kirin, Catterpillar, Citibank, Deloitte, Itaú Unibanco, JLL, MAN Latin América, Sebrae, Senac/SP e Serasa Experian.

As empresas vencedoras foram:

Em terceiro lugar: MAN Latin América, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos caminhões MAN.

Em segundo lugar: a empresa Serasa Experian, que visa apontar os melhores caminhos para a tomada de decisão em crédito, marketing e certificação digital para empresas de todos os portes e setores.

No primeiro lugar houve empate e duas empresas foram contempladas com igual pontuação: Citibank e Senac/SP. O Citibank é uma marca global que desempenha papel central no desenvolvimento e financiamento da economia mundial. O Senac é uma instituição educacional privada, criada em 1946, que atualiza e requalifica profissionais e organizações para ingressarem no mercado de trabalho no setor de comércio e serviços. Parabéns aos finalistas e vencedores!

Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2015 4

Texto adaptado de pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *