Inclusão, Notícias, RH Inclusivo

Projeto Reservará Vagas de Trabalho para Surdos de um Ouvido

Texto extraído de: Vida Mais Livre

Depois de o Ministério do Trabalho ter definido a cegueira monocular como deficiência, de forma que as pessoas nessa situação podem compor a cota direcionada para este público nas companhias, agora é a vez da surdez de apenas um ouvido.

A medida está prevista no Projeto de Lei 3653/12, do deputado Marçal Filho (PMDB-MS). Segundo o deputado, a finalidade de se considerar pessoas com surdez em um ouvido é justamente a reserva de vagas em concursos públicos e no mercado de trabalho em geral.

Atualmente a deficiência auditiva é definida pelos decretos 3.298/99 e 5.296/04 como perda moderada ou acentuada da percepção de sons nos dois ouvidos. Essa perda é avaliada por especialistas otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos em testes auditivos de pelo menos 41 decibéis, em audiogramas nas frequências de 500 a 3 mil hertz.

No caso das pessoas com visão monocular, a assessoria técnica do Departamento de Fiscalização do Trabalho, da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho, entendeu que deveria ser considerada deficiência porque acarreta para o indivíduo severa restrição em sua capacidade sensorial, com a alteração das noções de profundidade e distância.

Marçal Filho defende que essa deficiência interfere na percepção sensorial e na disposição psicológica das pessoas, o que pode prejudicá-las no mercado de trabalho. O projeto foi apensado ao PL 4248/08, uma das propostas que integram o Estatuto do Portador de Deficiência, e aguarda análise do plenário.

Fonte: Terra da Diversidade

Tags: , , , ,

Não GosteiGostei (+3 rating, 3Votos)
Loading...

i.social

6 Responses para “Projeto Reservará Vagas de Trabalho para Surdos de um Ouvido”

  1. On 9 de fevereiro de 2013 at 11:59 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Toda a sabedoria vem do Senhor Deus, ela sempre esteve com ele. Ela existe antes de todos os séculos. Quem pode contar os grãos de areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? Quem pode medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundidade do abismo? Quem pode penetrar a sabedoria divina, anterior a tudo? A sabedoria foi criada antes de todas as coisas, a inteligência prudente existe antes dos séculos! O verbo de Deus nos céus é fonte de sabedoria, seus caminhos são os mandamentos eternos. A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem pode discernir os seus artifícios? A quem foi mostrada e revelada a ciência da sabedoria? Quem pode compreender a multiplicidade de seus caminhos? Somente o Altíssimo, criador onipotente, rei poderoso e infinitamente temível, Deus dominador, sentado no seu trono;

  2. On 11 de março de 2013 at 13:05 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    PARABÉNS PELOS SITE. Deus é fiel

  3. On 2 de abril de 2014 at 18:43 loany gomes da silva giacobelli respondeu com... #

    Loany vontande preciso quer trabalho importante ta bom ….

  4. On 25 de fevereiro de 2015 at 18:05 Aline Alves de Lima respondeu com... #

    Eu quero Trabalhar mas aqui mora onde Sao goncalo do sapucai mg
    Eu Sou Surda
    Mas fica casa fazendo nada muito sinto pensar Vontade precisa trabalhar bjs…

  5. On 21 de janeiro de 2016 at 18:30 rhuan henrique gregorio marcolino respondeu com... #

    ja saiu loja nalin 1ano ruim agora outro quero trabalho surdo e bom tel:87619396

Trackbacks/Pingbacks

  1. Projeto quer Alterar Avaliação de Pessoa com Deficiência em Concursos – i.Social - 12 de junho de 2013

    […] > Projeto Reservará Vagas de Trabalho para Surdos de um Ouvido […]

Adicione sua resposta