Inclusão

Qualificação profissional e comportamental das pessoas com deficiência

Qualificação profissional e comportamental das pessoas com deficiência

A I.Social desenvolveu uma pesquisa sobre a visão de profissionais de RH sobre o mercado de trabalho para pessoas com deficiência e a lei de cotas. O material “Expectativas e Percepções Sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho” está disponível para download neste link (I.Social – Download) e também em postagens anteriores em nosso blog. Antes de partir para o próximo tópico, vamos relembrar alguns pontos:

  • 49% dos profissionais de RH responsáveis pelo recrutamento são gerentes, coordenadores e diretores.
  • Apenas 8% do total de entrevistados disseram não conhecer a Lei de Cotas, porém apenas 35% do total têm bons conhecimentos o assunto.
  • Para a grande maioria ainda faltam informações disponíveis sobre inclusão de pessoas com deficiência.
  • 82% dos entrevistados consideram que a busca por profissionais com deficiência é mais difícil em comparação com aqueles sem deficiência.
  • As fontes para recrutamento são bastante diversificadas. As “indicações” (58%) e busca por PcDs em ONGs (55%) foram os canais mais citados, ou seja, mais de 50% dos entrevistados ainda utilizam essas fontes para o recrutamento de candidatos.
  • A grande dependência das empresas pelas indicações denota falta de um banco de currículos qualificado. Já a percepção de que uma pessoa com deficiência está vinculada a ONGs é uma visão equivocada.

Percepção sobre as questões comportamentais dos profissionais com deficiência

Perguntamos sobre a percepção das questões comportamentais, como problemas de postura dos profissionais com deficiência. Neste ponto também tivemos uma boa surpresa ao identificar que 77% dos respondentes não percebem problemas de comportamento. 20% dos entrevistados classificaram as PcDs com posturas levemente inadequadas e apenas 4% com posturas muito inadequadas.

Qualificação profissional e comportamental das pessoas com deficiência 01

(77% dos entrevistados consideram que os profissionais com deficiência possuem comportamentos semelhantes ou até mais adequados do que os profissionais sem deficiência)

Percepção sobre a qualificação dos profissionais com deficiência

Qualificação profissional e comportamental das pessoas com deficiência 02

(Contrariando mais um mito, 54% dos entrevistados acreditam que a qualificação desses profissionais está na média ou acima dela)

Já um dos dados mais preocupantes, apesar de esperado, é que 82% dos respondentes afirmam que a empresa contrata pessoas com deficiência apenas para cumprir a Lei de Cotas. Esse fato justifica a baixa qualidade no processo de inclusão, já que as empresas ainda consideram esta contratação como um custo e não como um investimento. Assim, muitas vezes, acabam não disponibilizando os recursos, tempo e profissionais necessários para o processo de inclusão.

Motivos para as empresas contratarem pessoas com deficiência

(O cumprimento da legislação ainda é o principal motivo para as empresas contratarem pessoas com deficiência)

(O cumprimento da legislação ainda é o principal motivo para as
empresas contratarem pessoas com deficiência)

O preconceito ainda existe e preocupa também. Grande parte dos respondentes acredita que o preconceito está presente no ambiente de trabalho, seja ele por colegas (42%), gestores (30%) ou até por clientes (27%). Entretanto, curioso notar que a percepção de preconceito por parte das pessoas com deficiência (2013) é bem menor, pois mais de 50% afirmaram nunca ter sofrido nenhum tipo de preconceito.

(60% dos entrevistados acreditam que as PcDs sofrem preconceito no ambiente de trabalho, seja ele por colegas, gestores ou clientes)

(60% dos entrevistados acreditam que as PcDs
sofrem preconceito no ambiente de trabalho, seja
ele por colegas, gestores ou clientes)

Para conferir a pesquisa completa, acesse: http://www.isocial.com.br/isocial-download.php (opção “Profissionais de Recursos Humanos”).

Tags: , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “Qualificação profissional e comportamental das pessoas com deficiência”

  1. On 21 de março de 2015 at 18:36 Luiz Fernando Lima Dourado respondeu com... #

    Existe no mercado de trabalho várias pessoas com deficiência aptas a executar os mesmos serviços que uma pessoa normal faz. É só contratar a pessoa com deficiência para o lugar certo.

Adicione sua resposta