Inclusão, RH Inclusivo

Quem São as Pessoas com Deficiência no Brasil?

Texto extraído de: Vida Mais Livre por Andrea Schwarz
Essa é uma pergunta que muita gente me faz. De acordo com a legislação (decreto nº 3.298/99) deficiência é toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano. Mas será que é isso mesmo, ou melhor, será que é só isso?
Vamos pensar em uma cidade cujas calçadas sejam esburacadas, os prédios não tenham elevadores, só escadas muito íngremes, onde os telefones públicos sejam altos. Nessa cidade também não circulam ônibus acessíveis, nem nenhum outro tipo de transporte público capaz de transportar um cadeirante. Além disso, nem nas ruas e nem em nenhum estabelecimento público ou particular estão disponíveis vagas para carros adaptados. Como será a vida de uma pessoa que usa cadeira de rodas ou muletas em uma cidade como essa? O quão autônoma essa pessoa é em um lugar em que absolutamente nada foi feito pensando em suas condições?
Vamos imaginar uma outra cidade, uma cidade plana, onde as calçadas sejam acetinadas, existam rampas adequadas e elevadores em todas as edificações, os ônibus, metrôs e táxis sejam inteiramente acessíveis. Será que esse mesmo cadeirante ou muletante teria tanta dificuldade? Será que essa pessoa dependeria tanto das demais como acontece naquela outra cidade?
A resposta para esses questionamentos encontra-se na definição de deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU): a deficiência em si não limita a pessoa, não é algo a ser curado, mas sim parte da diversidade humana. O que incapacita o indivíduo é o meio em que vive: as cidades com suas edificações inadequadas e seus costumes segregadores e ultrapassados. Para mim, isso faz todo sentido, e para você?

Tags: ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

4 Responses para “Quem São as Pessoas com Deficiência no Brasil?”

  1. On 4 de janeiro de 2013 at 18:01 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Parabéns pelo site. Jesus é fiel

  2. On 8 de fevereiro de 2013 at 12:09 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,
    sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.
    Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.
    Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação.

  3. On 14 de dezembro de 2017 at 1:43 thiago respondeu com... #

    Sofri um acidente e fraturei o ombro,aparentemente é impossível alguém visualizar anormalidades,mas existem movimentos que não é mais possível que eu realize.Eu sou deficiente?

    • i.social
      On 15 de dezembro de 2017 at 13:55 i.social respondeu com... #

      Oi, Thiago. Tudo bem? Pode fazer contato conosco por telefone? (11) 3891-2511
      Atenciosamente, i.Social.

Adicione sua resposta