Inclusão

Tecnologias Assistivas

Texto extraído de: Vida Mais Livre por Andrea Schwarz

Uma pessoa com deficiência visual total, para trabalhar e produzir como qualquer outra no ambiente de trabalho, requer software de leitura de texto. Esses softwares são comandados a partir de teclas como tab e leem todo o conteúdo do computador, seja do pacote Office ou da internet. Temos alguns softwares bastante bons e conhecidos, como, por exemplo, o Jaws e o Virtual Vision. Dentre outras medidas simples que facilitam a vida da pessoa com deficiência visual dentro e fora do posto de trabalho estão: número do apartamento ou salas de reunião na porta, em relevo e braille; cardápios impressos em braille, e com fonte ampliada e contraste de cor, para pessoas de baixa visão; mapa tátil com a planta do prédio e dos andares, localização dos elevadores (que devem ser sonorizados e apresentar botões em braille) e rotas de fuga, em caso de emergência.

Leia também:

Programador para a Inclusão

Trabalhar a Inclusão

Já a principal dificuldade de uma pessoa com deficiência auditiva está centrada na comunicação. Seus problemas começam quando precisam de alguma informação ou quando têm que se comunicar por qualquer outro motivo. Para facilitar o diálogo e propiciar maior acessibilidade no ambiente de trabalho são imprescindíveis recursos que reduzam suas dificuldades, tais como: comunicação visual; intérpretes de Libras; telefone para surdos; aparelhos de amplificação sonora; internet e mensagem de textos. Saindo um pouco do ambiente de trabalho, quando pensamos em hotéis, por exemplo, alguns recursos tecnológicos fazem o hóspede com deficiência auditiva se sentir bem-vindo: campainha conectada a avisos luminosos (no quarto e no banheiro), que alertam o usuário quando há alguém na porta; telefone para surdos com tela e teclado alfanumérico para digitação de mensagens de texto; telefone com sinal luminoso e controle de volume, para pessoas com baixa audição; despertador com mecanismo vibratório ligado à cama ou ao travesseiro; e televisão com closed caption (sistema de legenda oculta), que descreve as falas e os sons presentes na cena.

Em relação à pessoa com deficiência física, sobretudo as com dificuldade nos membros inferiores, o principal ponto de atenção é a questão motora que está diretamente ligada à locomoção. Se levarmos em consideração tal observação estabeleceremos que todas as adequações para estas pessoas estão ligadas ao seu deslocamento, ou seja, com a estrutura física/arquitetônica. Em alguns casos, além das adequações físicas se faz necessária também a adequação tecnológica como, por exemplo, para as pessoas com deficiência em membros superiores ligadas à coordenação motora. As adequações para este grupo de pessoas a serem realizadas dentro da empresa se dividem em sete grandes grupos: acesso; circulação interna; mobiliário; sanitários; comunicação; circulação externa; tecnologias assistivas.

Mais uma vez, como se vê, as tecnologias estão disponíveis para que o mundo se torne mais e mais acessível, o passo fundamental para que isso aconteça é a vontade do ser humano em colocar tudo isso em prática.

Tags: , , , , , , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

Uma Reposta para “Tecnologias Assistivas”

  1. On 4 de janeiro de 2013 at 17:35 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Parabéns pelo site. Jesus é fiel

Adicione sua resposta