Inclusão

Um futuro melhor para a empregabilidade das Pessoas com Deficiência

Um futuro melhor para a empregabilidade das Pessoas com Deficiência 02

A i.Social levantou diversos obstáculos inerentes ao processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e perguntou aos profissionais de Recursos Humanos entrevistados quais eles consideram como os principais. Em primeiro lugar foi apontada a “falta de acessibilidade” (65%), seguido de “foco exclusivo no cumprimento da cota” (42%) e “falta de preparo dos gestores” (34%). Quando feita a mesma pergunta para as pessoas com deficiência a ordem das principais dificuldades percebidas é significativamente diferente: para elas as principais dificuldades são a “qualidade ruim das oportunidades oferecidas”, “poucas oportunidades” e “foco exclusivo no cumprimento da cota”.

Contribuições para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

As contribuições mais citadas para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho demonstram o desejo por contrapartidas sociais para incentivar a empregabilidade das PcDs.

Um futuro melhor para a empregabilidade das pessoas com deficiência

A pesquisa “Profissionais de RH – expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho” traz um retrato concreto dos desafios enfrentados pelos profissionais de Recursos Humanos para incluírem pessoas com deficiência em suas empresas, bem como suas opiniões sobre os aspectos que circundam esta temática.

Cada pergunta procurou investigar um tema relacionado à inclusão e traz dados relevantes para a construção de soluções voltadas ao aprimoramento do processo inclusivo como um todo. Para as empresas e pessoas interessadas em dar um salto de qualidade em seus Programas e Ações de Inclusão esta pesquisa é um instrumento importante para orientar os caminhos a serem percorridos.

Para conferir a pesquisa completa, acesse: http://www.isocial.com.br/isocial-download.php (opção “Profissionais de Recursos Humanos”).

Tags: , , , ,

Não GosteiGostei (+1 rating, 1Votos)
Loading...

i.social

2 Responses para “Um futuro melhor para a empregabilidade das Pessoas com Deficiência”

  1. On 21 de abril de 2015 at 20:27 Luiz Fernando Lima Dourado respondeu com... #

    Na minha opinião tem pcds capacitados para realizar funções mais complexas dentro de empresa e não são aproveitados na área afim. Outro fator que acho importante falar é com relação ao salário. Hj em dia a vida está cara e os salários das empresas não sobem cfe sobem de preço os gêneros alimentícios. Assim, a pessoa com deficiência nunca vai poder “andar com suas próprias pernas”. Este é outro fator que vejo como um enorme impeditivo para a inclusão da pessoa com deficiência na mercado de trabalho.

    • On 5 de maio de 2015 at 18:58 Alan respondeu com... #

      Falo tudo, eu passo essa situação, agente é visto só comum descontos, para algumas empresas, tem muito PCD, qualificado, infelismente o preconceito e a discriminação, esta em todos os segmentos, porficional, cultural, esportivo e religioso. Temos que reverter esse quadro.

Adicione sua resposta