Notícias

Videogames Podem Beneficiar Crianças com Paralisia Cerebral

Texto extraído de: Vida Mais Livre

Estudo publicado recentemente na revista científica Archives of Physical Medicine and Rehabilitation aponta que a tecnologia desenvolvida para os videogames de última geração, que muitas vezes são apontados como grandes vilões para a saúde, pode trazer benefícios para crianças que sofrem de paralisia cerebral.

Estima-se que nos países considerados desenvolvidos a doença afete 2,5 a cada mil indivíduos. Não há estatísticas oficiais sobre a incidência no Brasil. No entanto, sabe-se que o número de ocorrências pode ser considerado elevado.

Os efeitos positivos puderam ser notados nos chamados “videogames ativos”, que dispõem de equipamentos que permitam a interação do usuário com o jogo através de movimentos.

São exemplos o Nintendo Wii – objeto do trabalho -, o Xbox 360 e o Playstation 3 . Os meninos e meninas que foram testados apresentaram melhoras na coordenação motora, cognitiva, na concentração e no condicionamento cardiorrespiratório.

Os pesquisadores descobriram que determinados jogos, como o Wii Boxing ou Dance Dance Revolution (DDR), são uma boa escolha para incentivar e treinar os movimentos rápidos do pulso. Também foi verificado que crianças com hemiplegia, forma de paralisia cerebral que prejudica uma das metades do corpo, usaram ambos os membros superiores para superar os desafios dos jogos. Elas também disseram se sentir bastante motivadas com a atividade.

“Os videogames ativos (AVG) são uma opção de baixo custo, disponíveis comercialmente, e que podem ser usados para abordar objetos terapêuticos específicos”, diz a pesquisadora da Universidade de Toronto, Elaine Biddissda, uma das responsáveis pelo trabalho.

Segundo ela, os resultados oferecem uma oportunidade promissora para o desenvolvimento de novas técnicas de reabilitação física, em que os pacientes poderão experimentar as vantagens do tratamento sem a necessidade de sair de casa.

Fonte: http://www.jb.com.br/Site externo.

Disponível em: http://migre.me/9dOpm

Tags: , ,

Não GosteiGostei (Sem votos)
Loading...

i.social

3 Responses para “Videogames Podem Beneficiar Crianças com Paralisia Cerebral”

  1. On 4 de janeiro de 2013 at 18:14 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Parabéns pelo site. Jesus é fiel

  2. On 23 de janeiro de 2013 at 15:15 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    JESUS É FIEL. PARABENS PELO SITE.

  3. On 4 de março de 2013 at 11:39 RAFAEL MARCOS GARCIA respondeu com... #

    Parabéns aos pesquisadores

Adicione sua resposta