Estabelecer contatos profissionais é uma ação que todo profissional deve fazer. Essas pessoas serão parceiras suas independente da empresa em que estiver trabalhando e poderão oferecer novas oportunidades de emprego e negociações.
Além disso, contatos profissionais podem servir como mentores de carreira, ajudando você a tomar as decisões certas e a alcançar seus objetivos.
Confira a seguir 4 passos simples para fazer contatos profissionais, tanto em eventos quanto no escritório:
1. Introdução
O primeiro passo para fazer contatos é a introdução. Isso significa se apresentar para as pessoas em reuniões, eventos, por meio de um amigo em comum, e-mail, telefone ou redes sociais. É importante manter em mente que a introdução é um dos passos mais importantes nesse processo, pois irá determinar grande parte da imagem que a pessoa irá formar de você. Seu objetivo é fazer com que o indivíduo se interesse por você e que ambos ganhem com a nova relação. Algumas dicas essenciais são: sorrir, pronunciar seu nome claramente, dar atenção especial para as roupas, ser interessante, preparado e conciso.
2. Compartilhamento
O segundo passo no processo consiste em compartilhar experiências e informações que irão ajudar a formar a conexão. É muito importante que você tenha a habilidadede conversar sobre si mesmo de forma sucinta e de maneira que as pessoas se sintam interessadas e queiram saber mais sobre você. Além disso, é importante lembrar que o processo de contatos envolve mais de uma pessoa e que você deve se preocupar tanto em falar quanto em ouvir.